Como saber se tenho intolerância a lactose

 Em Dicas, Saúde

intolerancia-a-lactoseApesar de parecer uma “doença da moda”, a intolerância a lactose (hipolactasia) é um problema que afeta mais de 2 milhões de brasileiros por ano. Ela se caracteriza pela incapacidade do organismo em gerar pouca ou nenhuma lactase, a enzima responsável pela degradação da lactose (o açúcar presente no leite).

A diminuição da produção dessa enzima pelo organismo após a primeira infância é uma situação normal, o que resulta nos dados de pesquisas do segmento que apontam que 70% da população possui algum tipo de intolerância a lactose. Dessa forma, a maioria das pessoas podem apresentar algum tipo de sintoma que vai desde transtornos leves até incômodos digestivos quando ingerem leite e seus derivados.

Quais os sintomas de intolerância a lactose

Os principais sintomas da intolerância a lactose são dor abdominal, diarreia, inchaço, má digestão, arroto excessivo, gordura nas fezes e flatulência. Porém por serem sintomas extremamente comuns e relacionados a outros problemas digestivos, somente com o teste de intolerância é possível diagnosticar se a pessoa possui ou não o problema.

Uma das confusões mais comuns e que gera dúvidas é a diferença entre alergia a lactose e a real intolerância a essa enzima. A alergia costuma ser uma reação do organismo à proteína do leite após a ingestão de qualquer quantidade do produto. Nesses casos, as manifestações alérgicas acontecem na pele, intestino e sistema respiratório causando tosse e bronquite, por exemplo.

Já nos casos de intolerância ocorrem quando o intestino delgado produz pouco ou nenhuma lactase, variando de acordo com a ingestão diária de leite e seus derivados. Essa deficiência de produção pode ser congênita – quando o indivíduo nasce sem a capacidade de produzir lactase -, primária – diminuição natural e progressiva na produção dessa enzima a partir da adolescência -, ou secundária – quando a produção de lactase é afetada por alguma doença no trato intestinal e pode desaparecer controlando a doença-base.

Para verificar em qual dos casos você se encaixa, é necessário uma avaliação e testes por um médico especializado.

Acho que tenho intolerância a lactose, o que devo fazer?

Além de consultar um profissional qualificado para fazer os exames adequados, é possível consumir a Lactase disponível para venda. Ela é um suplemento alimentar de uso seguro, não sendo absorvida sistemicamente e que deve ser usada próxima à refeição ou mesmo diretamente sobre o alimento. Outra opção é ingerir alimentos que têm em sua especificação a ausência de lactose.

Dica do Farmacêutico

Mesmo que você não tenha intolerância a lactose, por ser um processo natural do nosso organismo a diminuição da produção de lactase, é possível ter os benefícios com o uso da Lactase 500mg -Controle da Intolerância a Lactose já que ele melhora o processo digestivo no consumo deleite e seus derivados.

Outra dica é iniciar o uso da lactase com a menor dose possível e ir ajustando sua ingestão aos poucos conforme a necessidade. Dessa forma você usará somente o necessário para se sentir bem, gerando uma economia para o seu bolso.

Curiosidade

lactase-500mg-controle-da-intolerancia-a-lactose

Você sabia que a maioria dos produtos industrializados “zero lac” tem a lactose eliminada com o acréscimo de lactase?

 

 

 

 

Autor: Fábio Queiroz

Farmacêutico

CRF/PR: 12996

Dermo Manipulações
A Dermo Manipulações é uma empresa com mais de 40 anos de experiência no mercado. Com milhares de clientes satisfeitos, prezamos pela qualidade em todos os nossos produtos, garantida pelo seguimento de todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) Além disso, prezamos pela reciclagem constante de nossa equipe, de forma a oferecer o que há de mais moderno em manipulação de medicamentos. Nosso laboratório de controle certifica a qualidade de todos os produtos, garantindo que o cliente receba apenas itens com eficácia comprovada. A Dermo Manipulações conta também com os mais modernos equipamentos para proteger o meio ambiente de resíduos e garantir uma produção tecnicamente correta.
Postagens Recentes

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar