Creatina: um grande aliado para quem busca resultados rápidos na academia

 Em Emagrecimento

A creatina é um derivado de aminoácidos e pode ser encontrada naturalmente no corpo e particularmente nas fibras musculares. É sintetizada pelo organismo a partir de três aminoácidos: arginina, glicina e metionina, mas também pode ser fornecida por dieta ou por meio da suplementação.

A dieta fornece cerca de 1g de creatina por dia. As principais fontes de alimento são carne e peixe, mas também pode ser encontrada em menores quantidades em plantas. Um quilo de carne vermelha contém cerca de 5g de creatina.

Para manter suas reservas de creatina, o corpo produz cerca de 2g da substância por dia. Esta produção, chamada de síntese endógena, é feita pelos rins, fígado e pâncreas e não ocorre nos músculos.

A creatina é e sempre foi um composto muscular natural. Não é um produto novo que acabamos de descobrir, porque é conhecida há quase dois séculos.

Ela apenas foi redescoberta e popularizada no início dos anos 90, seguindo o entusiasmo dos atletas e da comunidade científica por este suplemento que, por meios de estudos científicos, teve sua eficácia comprovada como um suplemento para aumentar o rendimento físico.

A creatina foi descoberta em 1835. Foi um cientista e filósofo francês, Michel-Eugène Chevreul, que a isolou de extratos musculares de animais e nomeou-a “Creatina” da palavra grega “kreas” que significa carne.

Hoje em dia, a creatina não é mais extraída da carne, mas,  como a maioria das vitaminas, é produzida de forma sintética.

 

Ajuda para atletas?

A creatina é um dos suplementos mais populares entre atletas e frequentadores assíduos de academias.  Melhora o desempenho físico em atividades que exigem esforço curto e intenso, como o levantamento de peso. No entanto, o suplemento acaba não sendo muito eficaz para esportes de resistência.

A creatina também atua na composição do corpo e aumenta a massa muscular. O ganho de volume é parcialmente explicado pela retenção de água nos músculos chamada volumização celular. A creatina não cria novas fibras musculares, mas permite sessões de exercício mais intensas, o que resulta em ganhos musculares maiores.

 

Suplementos de creatina

Atualmente, a creatina encontrada no mercado é oferecida em várias formas e embalagens. O mais clássico é o pó de creatina, mas você também pode comprá-la em cápsulas e comprimidos, além de blends específicos de suplemento de proteínas. Ela também pode ser incorporada em preparações esportivas, como em um pós treino composto principalmente de carboidratos e proteínas (soro de leite).

creatina

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