O que é a intolerância à lactose?

 Em Saúde

Existe quem evite alimentos e bebidas à base de leite, como chocolate, queijos, manteiga e sorvetes, por ter intolerância à lactose. Mas, afinal, o que é isso?

Intolerância à lactose é a expressão utilizada para designar a incapacidade total ou parcial do organismo de digerir a lactose, açúcar presente no leite e todos os seus derivados.

Essa condição, que não é encarada como doença, mas sim como um distúrbio, ocorre quando o organismo não produz, ou produz em pequenas quantidades, a lactase, enzima digestiva responsável por decompor a lactose.

alimentos-afetam-a-fertilidade-masculina

Como não foi decomposta no intestino delgado, a lactose se acumula no intestino grosso sem alteração alguma e passa por um processo de fermentação provocado por bactérias.

Essa fermentação fábrica gases e ácido lático, além de estimular a retenção de água e inchaços, promover cólicas e diarreias, sendo esses dois sintomas muito comuns em quem tem intolerância à lactose.

Há três tipos de intolerância à lactose: a deficiência congênita, que é rara e genética. Nela, a pessoa já nasce sem produzir lactase. Existe ainda a deficiência primária, a mais comum, na qual há uma redução progressiva da capacidade do organismo de produzir a lactase.

O último tipo é a deficiência secundária, em que a ineficiência na produção da lactase ocorre devido a problemas no intestino, como doenças celíaca e de Crohn, síndrome do intestino irritável e diarreias.

Para saber se o paciente tem ou não intolerância à lactose, é necessário passar por uma avaliação clínica e realizar exames, como os testes de hidrogênio na respiração, acidez nas fezes e o de intolerância à lactose.

Constatado o transtorno, o médico indica o tratamento adequado ao paciente, que geralmente envolve a suspensão imediata do consumo de leite e seus derivados. Depois, esses alimentos são inseridos novamente nas refeições, para verificar a quantidade que o organismo é capaz de suportar sem causar reações adversas.

553627_534828736532281_35564043_n

Curiosamente, há quem confunda a intolerância com alergia à lactose. Não cometa o mesmo engano: a intolerância é um distúrbio / transtorno digestivo, enquanto a alergia é uma reação imunológica, afetando não somente o intestino, mas também o sistema respiratório e a pele.

Dermo Manipulações
A Dermo Manipulações é uma empresa com mais de 40 anos de experiência no mercado. Com milhares de clientes satisfeitos, prezamos pela qualidade em todos os nossos produtos, garantida pelo seguimento de todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) Além disso, prezamos pela reciclagem constante de nossa equipe, de forma a oferecer o que há de mais moderno em manipulação de medicamentos. Nosso laboratório de controle certifica a qualidade de todos os produtos, garantindo que o cliente receba apenas itens com eficácia comprovada. A Dermo Manipulações conta também com os mais modernos equipamentos para proteger o meio ambiente de resíduos e garantir uma produção tecnicamente correta.
Postagens Recentes

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar