O que é melhor, comer a fruta ou tomar o suco?

 Em Dicas, Emagrecimento, Saúde
fruta ou suco de fruta

Apostar em uma receita de suco de fruta com casca é uma forma de deixá-lo mais saudável.

O hábito de consumir frutas é recente: até o século XIX, muitas sociedades não as incluíam habitualmente em suas dietas.

Elas são essenciais para uma alimentação saudável uma vez que são fontes de vitaminas e sais minerais, contribuem para fortalecer o sistema imunológico, têm ação específica na prevenção e controle de algumas doenças, ajudam na redução dos níveis de gordura do sangue e melhoram o desempenho do sistema digestório.

Muitas pessoas pensam que tomar o suco ou comer a fruta são a mesma coisa e trazem os mesmos benefícios à saúde. Porém, há diferenças, principalmente para quem quer emagrecer. Confira!

Comer a fruta ou beber o suco?            

A principal diferença entre a fruta e o suco é a quantidade de fibras. No caso da laranja, as fibras estão nas partes brancas da fruta, normalmente descartadas no preparo do suco. A menor quantidade de fibras é uma tendência em todos os sucos. Contudo, isto pode ser driblado adicionando ingredientes ricos neste nutriente, como linhaça, couve ou chia. Outra possibilidade é apostar em uma receita de suco de fruta com casca.

O suco de fruta é mais calórico?

Usando novamente o exemplo das laranjas, para fazer 300ml de suco geralmente usamos de 5 a 6 laranjas. Assim, dependendo da quantidade de fruta utilizada, o suco tem mais calorias que o consumo da fruta in natura.

Ainda assim, ele é o melhor substituto de qualquer bebida industrializada, como o suco de fruta industrializado ou o refrigerante. Também é uma boa opção para as pessoas que não têm o hábito de comer frutas.

Como fazer suco de fruta mais saudável?

Ao fazer suco de fruta, o ideal é consumi-lo logo em seguida:  as vitaminas presentes podem se perder por meio do contato com o ar ou a luz. Não coar o suco também é uma opção para preservar seus nutrientes e propriedades.

Ainda assim, seu consumo deve ser moderado. Um artigo do British Medical Journal revelou que tomar um ou dois copos de suco de fruta diariamente aumenta em até 21% as chances de desenvolver diabetes tipo 2. Já o consumo da fruta in natura diminui as chances de desenvolver a doença em até 7%. Isto se deve ao fato de que, quando retiramos as fibras dos alimentos, as taxas de açúcar no sangue de quem os consome sobem consideravelmente.

Ainda assim, relembramos: ao decidir entre suco de fruta ou refrigerante, escolha sempre a primeira opção. É melhor e mais nutritivo, inclusive que o suco de frutas industrializado.

Dermo Manipulações
A Dermo Manipulações é uma empresa com mais de 40 anos de experiência no mercado. Com milhares de clientes satisfeitos, prezamos pela qualidade em todos os nossos produtos, garantida pelo seguimento de todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) Além disso, prezamos pela reciclagem constante de nossa equipe, de forma a oferecer o que há de mais moderno em manipulação de medicamentos. Nosso laboratório de controle certifica a qualidade de todos os produtos, garantindo que o cliente receba apenas itens com eficácia comprovada. A Dermo Manipulações conta também com os mais modernos equipamentos para proteger o meio ambiente de resíduos e garantir uma produção tecnicamente correta.
Postagens Recentes

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar