Home » Como combater a celulite de forma eficaz?
A celulite baixa a autoestima das mulheres, por comprometer o aspecto da pele em locais específicos do corpo, deixando-a com o temido efeito de casca de laranja.
Aqui, explicamos o que é celulite, o que causa esse problema e como tratá-lo de forma eficaz, para garantir uma pele mais uniforme. Continue a leitura e conheça!
Trata-se da lipodistrofia ginoide, nome científico da celulite, que é o acúmulo de gordura sob a pele, deixando-a com aspecto ondulado e irregular que lembra a casca de laranja.
A celulite tem maior incidência entre as mulheres: aproximadamente 95% delas apresenta esse problema depois da puberdade. Pode atingir todas as etnias, mas é mais predominante entre as mulheres brancas.
Embora seja mais comum entre as mulheres, também pode aparecer em homens, principalmente quando passam por desequilíbrios hormonais.
Curiosamente, a celulite não é uma doença como muitos pensam, mas uma condição que gera preocupação estética, já que altera a aparência da pele.
A celulite normalmente ocorre em áreas nas quais a gordura sofre maior influência do hormônio estrogênio, como nas coxas, quadris e nádegas. No entanto, também pode aparecer no abdômen, mamas, braços e nuca.
Há quem pense que a celulite é uma condição que só afeta pessoas obesas, mas não é verdade, existem casos de incidência desse problema pessoas magras.
Uma dúvida comum sobre esse problema é o que causa celulite. Ainda não se sabe ao certo qual é a causa, mas existem suposições sobre o que pode gerá-la.
A suposição mais comum é de fatores hereditários, como sexo, biotipo corporal, etnia e distribuição de gordura pelo corpo. Há, ainda, quem acredite que a celulite surja devido a problemas circulatórios.
Essa hipótese se justifica porque quando não há um bom fluxo sanguíneo, não há drenagem de toxinas, contribuindo para a inflamação das células de gordura e surgimento da celulite.
Outra suposição é a de alteração hormonal, com níveis de estrogênio muito altos no organismo, o que provoca alterações no metabolismo e estimula a celulite.
Seguindo esse raciocínio, o uso de anticoncepcionais hormonais, como a pílula, pode desencadear a celulite, porque aumenta a dose de hormônio no organismo.
Por último, existe a hipótese de que a má alimentação é a responsável pelo problema, sobretudo quando associada ao sedentarismo e tensão emocional.
Existem diferentes tipos de celulite, que variam de acordo com as características da pele, considerando quantidade e profundidade de depressões, aspecto de áreas elevadas, presença de lesões e flacidez. Ao todo, são quatro graus:
Se a celulite estiver entre os três primeiros graus, ela não provoca sintomas, somente compromete a aparência da pele. Mas, caso esteja num grau mais avançado, pode provocar:
O tratamento para celulite é indicado por um médico dermatologista, que analisa o caso da paciente, identifica qual é o grau do problema e indica a melhor alternativa para eliminá-lo. De maneira geral, pode-se realizar os seguintes tratamentos:
Entre as mais comuns no tratamento de celulite estão o ultrassom focado, radiofrequência, laser, raio infravermelho e equipamentos de sucção mecânica.
Tais tecnologias ajudam a romper a parede de células de gordura, possibilitando sua remoção e melhora expressiva da qualidade da pele.
A drenagem linfática contribui para a eliminação de toxinas e melhora da circulação sanguínea. Também promove a redução de inchaços e do aspecto de casca de laranja da pele, entregando resultados expressivos.
A subcisão é um tratamento que utiliza uma agulha bisturizada para cortar septos fibrosos que deixam as depressões na pele, contribuindo para torná-la mais regular.
Alternativa de tratamento em que se realiza injeção de medicamentos na camada intermediária da pele, o que ajuda a combater a inflamação das células de gordura e minimiza a celulite.
O bioestimulador de colágeno melhora a qualidade da pele, reduzindo a aparência da celulite, além de combater a flacidez. Existem dois principais tipos de bioestimuladores de colágeno, o ácido polilático e a hidroxiapatita de cálcio.
Há suplementos alimentares naturais que possuem ativos capazes de reduzir a celulite apenas combatendo a inflamação das células de gordura, além de prevenir e diminuir a fibrose.
O grande diferencial dessa alternativa de como diminuir a celulite é que tem preço mais acessível do que as outras opções de tratamento, logo, é excelente para quem não pode gastar com procedimentos estéticos caros.
Além de tratar, é importante adotar medidas de prevenção da celulite, porque senão a pele pode voltar a apresentar esse problema. Confira o que pode ser feito para prevenir:
A prática de exercícios físicos é uma das principais dicas de como acabar com a celulite, uma vez que ajuda a queimar os estoques de gordura, melhorando expressivamente a qualidade da pele.
Os melhores exercícios para celulite são os aeróbicos, que promovem uma maior perda de gordura corporal. Alterne esse tipo de exercício com a musculação, para ter firmeza de pele e evitar a flacidez.
A alimentação saudável faz toda a diferença porque o consumo de muito açúcar e industrializados aumenta o nível de gordura corporal e a inflamação das células.
Por isso, procure eliminar ou reduzir expressivamente o consumo de alimentos processados e que tenham uma quantidade elevada de açúcar.
Em suas refeições principais, prefira comer mais alimentos naturais, cozidos, assados e grelhados, como carnes magras, legumes, frutas, entre outros. Também evite o consumo de bebidas alcoólicas.
Uma das principais dicas de prevenção e de como eliminar celulite é aumentar o consumo de água, porque o líquido ajudará a melhorar a circulação sanguínea e aparência da pele.