12 de março de 2021
Compartilhe:

Como combater a celulite de forma eficaz?

Como combater a celulite de forma eficaz?A celulite baixa a autoestima das mulheres, por comprometer o aspecto da pele em locais específicos do corpo, deixando-a com o temido efeito de casca de laranja.

Aqui, explicamos o que é celulite, o que causa esse problema e como tratá-lo de forma eficaz, para garantir uma pele mais uniforme. Continue a leitura e conheça!

 

O que é celulite?

Trata-se da lipodistrofia ginoide, nome científico da celulite, que é o acúmulo de gordura sob a pele, deixando-a com aspecto ondulado e irregular que lembra a casca de laranja.

A celulite tem maior incidência entre as mulheres: aproximadamente 95% delas apresenta esse problema depois da puberdade. Pode atingir todas as etnias, mas é mais predominante entre as mulheres brancas.

Embora seja mais comum entre as mulheres, também pode aparecer em homens, principalmente quando passam por desequilíbrios hormonais.

Curiosamente, a celulite não é uma doença como muitos pensam, mas uma condição que gera preocupação estética, já que altera a aparência da pele.

A celulite normalmente ocorre em áreas nas quais a gordura sofre maior influência do hormônio estrogênio, como nas coxas, quadris e nádegas. No entanto, também pode aparecer no abdômen, mamas, braços e nuca.

Há quem pense que a celulite é uma condição que só afeta pessoas obesas, mas não é verdade, existem casos de incidência desse problema pessoas magras.

 

O que causa a celulite?

Uma dúvida comum sobre esse problema é o que causa celulite. Ainda não se sabe ao certo qual é a causa, mas existem suposições sobre o que pode gerá-la.

A suposição mais comum é de fatores hereditários, como sexo, biotipo corporal, etnia e distribuição de gordura pelo corpo. Há, ainda, quem acredite que a celulite surja devido a problemas circulatórios.

Essa hipótese se justifica porque quando não há um bom fluxo sanguíneo, não há drenagem de toxinas, contribuindo para a inflamação das células de gordura e surgimento da celulite.

Outra suposição é a de alteração hormonal, com níveis de estrogênio muito altos no organismo, o que provoca alterações no metabolismo e estimula a celulite.

Seguindo esse raciocínio, o uso de anticoncepcionais hormonais, como a pílula, pode desencadear a celulite, porque aumenta a dose de hormônio no organismo.

Por último, existe a hipótese de que a má alimentação é a responsável pelo problema, sobretudo quando associada ao sedentarismo e tensão emocional.

 

Tipos de celulite

Existem diferentes tipos de celulite, que variam de acordo com as características da pele, considerando quantidade e profundidade de depressões, aspecto de áreas elevadas, presença de lesões e flacidez. Ao todo, são quatro graus:

  • Grau 1: sem ondulações ou irregularidades aparentes, mas que surgem ao comprimir a pele;
  • Grau 2: pele com ondulações e depressões aparentes, sem necessidade de comprimi-la;
  • Grau 3: pele com irregularidades mais perceptíveis, inclusive com nódulos;
  • Grau 4: pele com vários nódulos, inchaço, baixa circulação de retorno e com aspecto acolchoado.

 

Sintomas da celulite

Se a celulite estiver entre os três primeiros graus, ela não provoca sintomas, somente compromete a aparência da pele. Mas, caso esteja num grau mais avançado, pode provocar:

  • Dor;
  • Baixa de temperatura na região, com pele mais fria ao toque;
  • Endurecimento da área afetada;

 

Tratamentos para celulite

O tratamento para celulite é indicado por um médico dermatologista, que analisa o caso da paciente, identifica qual é o grau do problema e indica a melhor alternativa para eliminá-lo. De maneira geral, pode-se realizar os seguintes tratamentos:

 

Tecnologias

Entre as mais comuns no tratamento de celulite estão o ultrassom focado, radiofrequência, laser, raio infravermelho e equipamentos de sucção mecânica.

Tais tecnologias ajudam a romper a parede de células de gordura, possibilitando sua remoção e melhora expressiva da qualidade da pele.

 

Drenagem linfática

A drenagem linfática contribui para a eliminação de toxinas e melhora da circulação sanguínea. Também promove a redução de inchaços e do aspecto de casca de laranja da pele, entregando resultados expressivos.

 

Subcisão

A subcisão é um tratamento que utiliza uma agulha bisturizada para cortar septos fibrosos que deixam as depressões na pele, contribuindo para torná-la mais regular.

 

Indradermoterapia

Alternativa de tratamento em que se realiza injeção de medicamentos na camada intermediária da pele, o que ajuda a combater a inflamação das células de gordura e minimiza a celulite.

 

Bioestimulador de colágeno

O bioestimulador de colágeno melhora a qualidade da pele, reduzindo a aparência da celulite, além de combater a flacidez. Existem dois principais tipos de bioestimuladores de colágeno, o ácido polilático e a hidroxiapatita de cálcio.

 

Suplementos alimentares naturais

Há suplementos alimentares naturais que possuem ativos capazes de reduzir a celulite apenas combatendo a inflamação das células de gordura, além de prevenir e diminuir a fibrose.

O grande diferencial dessa alternativa de como diminuir a celulite é que tem preço mais acessível do que as outras opções de tratamento, logo, é excelente para quem não pode gastar com procedimentos estéticos caros.

 

Como prevenir a celulite

Além de tratar, é importante adotar medidas de prevenção da celulite, porque senão a pele pode voltar a apresentar esse problema. Confira o que pode ser feito para prevenir:

 

Faça exercícios físicos

A prática de exercícios físicos é uma das principais dicas de como acabar com a celulite, uma vez que ajuda a queimar os estoques de gordura, melhorando expressivamente a qualidade da pele.

Os melhores exercícios para celulite são os aeróbicos, que promovem uma maior perda de gordura corporal. Alterne esse tipo de exercício com a musculação, para ter firmeza de pele e evitar a flacidez.

 

Alimente-se saudavelmente

A alimentação saudável faz toda a diferença porque o consumo de muito açúcar e industrializados aumenta o nível de gordura corporal e a inflamação das células.

Por isso, procure eliminar ou reduzir expressivamente o consumo de alimentos processados e que tenham uma quantidade elevada de açúcar.

Em suas refeições principais, prefira comer mais alimentos naturais, cozidos, assados e grelhados, como carnes magras, legumes, frutas, entre outros. Também evite o consumo de bebidas alcoólicas.

 

Beba mais água

dimpless 40mg cápsula para redução da celulite 30 cápsulas

Uma das principais dicas de prevenção e de como eliminar celulite é aumentar o consumo de água, porque o líquido ajudará a melhorar a circulação sanguínea e aparência da pele.

 

 

 

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

20 + nove =

Receba em primeira mão dicas de saúde da Dermo Manipulações.