Como controlar a compulsão alimentar durante a pandemia

 Em Emagrecimento, Saúde

como controlar compulsão alimentarA pandemia causada pelo Covid-19 mudou completamente a forma como nos relacionamos, trabalhamos e vivemos nossas vidas. E com a alteração que o isolamento social proporcionou, o risco do desenvolvimento de uma compulsão alimentar cresceu bastante. Somando a isso, as estações mais frias do ano também chegaram e com ela uma vontade maior de consumir alimentos mais gordurosos.

A alimentação no inverno costuma ser motivo de preocupação para quem tem dificuldade em perder peso, e quando há um quadro de compulsão alimentar a situação pode se tornar ainda mais complicada. Porém, ao contrário do que se pensa, é possível trabalhar para controlar esse problema e ter uma vida mais saudável. Neste artigo nós te explicamos como controlar a compulsão alimentar e identificar o problema.

 

Leia Mais:

>> Como evitar a compulsão alimentar no inverno

>> Ansiedade: o grande vilão das dietas

 

Como a compulsão alimentar se desenvolve

Estudos apontam que este tipo de problema ocorre por uma série de fatores, mas está mais ligado a pessoas que têm obsessão com a imagem do seu corpo, as que estão passando por algum momento de estresse intenso, tiveram algum trauma emocional ou tem baixa autoestima.

Normalmente ela aparece no começo da adolescência ou fase adulta e é difícil para a pessoa conseguir superar esse problema sem ajuda. Dessa forma, o primeiro passo para começar a tratar a compulsão alimentar é procurar a orientação de um especialista, pois os episódios frequentes podem causar obesidade, que é outro problema de saúde que contribui para o aparecimento de doenças como o diabetes.

 

Formas de lidar com o problema

A quarentena pode ocasionar uma série de mudanças na rotina que podem acarretar em problemas como perda de sono, aumento de estresse e baixa autoestima. Como consequência, é comum se apegar a comida para satisfazer e preencher os momentos de ócio e episódios de ansiedade que surgem ao longo do dia.

Para conseguir controlar a ansiedade e vontade de comer, é importante manter uma rotina saudável, planejar melhor o que comer, praticar alguma atividade física e beber bastante água.

 

1) Não adote dietas restritivas

Evite fazer dietas restritivas se você não sabe como controlar a ansiedade e compulsão alimentar, pois nesse tipo de dieta o cérebro entra em um estado de alerta e aumenta a fome para se proteger. Assim, não pule refeições e escolha alimentos mais saudáveis e ricos em fibras, que ampliam a saciedade e reduzem a vontade de comer doce e alimentos mais calóricos.

 

2) Escute o seu corpo

É muito importante sentir o seu corpo e prestar atenção aos momentos em que há fome ou apenas vontade de comer. Inclua também em sua rotina uma prática de exercícios, pois isso pode ajudar a controlar a compulsão alimentar e ainda dar aquela ajudinha na diminuição de peso.

 

3) Descubra os gatilhos emocionais

Na maioria dos casos, a compulsão alimentar está associada a gatilhos emocionais. Uma boa estratégia é anotar o que você consome durante o dia, pois dessa forma é possível ter uma noção maior dos alimentos consumidos e as quantidades de que foram ingeridas.

 

Como identificar a compulsão alimentar

Quem é compulsivo costuma comer rapidamente, sem sentir os sabores dos alimentos. Para ser considerado compulsivo, os episódios precisam acontecer pelo menos uma vez por semana, no período de três meses.

5 htp 100mg para emagrecer inibidor natural da ansiedade

É muito importante fazer as refeições sem pressa para o organismo identificar melhor o momento da saciedade e sinalizar corretamente que é hora de parar de comer. Mastigar o alimento devagar contribui para melhorar a digestão e para não comer mais que o necessário.

 

 

 

Dermo Manipulações
A Dermo Manipulações é uma empresa com mais de 40 anos de experiência no mercado. Com milhares de clientes satisfeitos, prezamos pela qualidade em todos os nossos produtos, garantida pelo seguimento de todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) Além disso, prezamos pela reciclagem constante de nossa equipe, de forma a oferecer o que há de mais moderno em manipulação de medicamentos. Nosso laboratório de controle certifica a qualidade de todos os produtos, garantindo que o cliente receba apenas itens com eficácia comprovada. A Dermo Manipulações conta também com os mais modernos equipamentos para proteger o meio ambiente de resíduos e garantir uma produção tecnicamente correta.
Postagens Recentes

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar