COMO CONTROLAR A VONTADE EXCESSIVA POR DOCES?

 Em Dicas, Saúde

pessoa recusando um prato de docesConvenhamos, nada melhor que uma sobremesa depois de um almoço ou janta, não é mesmo? Quando ingerido de forma controlada, trazem benefícios tanto para a flora intestinal quanto são fontes de minerais, essenciais para o nosso organismo.

No entanto, abusar de guloseimas pode trazer riscos sérios para a saúde do corpo, resultando em doenças que demandarão tempo para serem tratados — quando possíveis de serem tratados.

Por isso, se você tem muita vontade de comer doce ou quer entender o motivo que torna o excesso dele tão problemático, não deixe de conferir esse texto!

 

POR QUE DÁ VONTADE DE COMER DOCE?

A primeira coisa que precisamos saber é que pode ser comum a vontade de comer doce. Afinal, a falta da glicose e de outros nutrientes, presentes nos doces, pode causa dores de cabeça, visão vertiginosa, falta de motivação, insônia, aumento ou diminuição da vontade de comer, fadiga e até ansiedade.

Estudos revelam que no momento em que os níveis de glicose se encontram baixos, maior se torna a vontade de ingerir doces, justamente com o intuito de aumentar a glicose e regulá-la.

Isso é importante uma vez que o pâncreas libera insulina e transforma esse açúcar em energia para o funcionamento total do corpo. Por isso é importante manter um cardápio que possua alimentos ricos em minerais e, também, açúcar com o intuito de não desregular completamente o sistema.

 

O QUE O EXCESSO DE DOCE PODE CAUSAR

Embora o açúcar seja um elemento necessário para o corpo, o aumento excessivo dele pelo consumo de doces pode fazer com que o organismo se torne resistente à insulina. Sem produção suficiente dessa proteína, o açúcar pode ficar retido na corrente sanguínea e se transformar estoque de gordura, ocasionando alguns problemas de saúde.

Alguns desses problemas, por exemplo, são:

  • Diabetes;
  • Hipoglicemia;
  • Cáries;
  • Doenças cardiovasculares;

Quando munido ao sedentarismo, mais o consumo excessivo de gorduras, o açúcar pode auxiliar na causa de obesidade.

 

COMO REDUZIR A VONTADE DE COMER DOCES

Para controlar a vontade de comer doces, separamos algumas dicas que pode te ajudar!

  1. Tome café da manhã. Pular essa refeição pode aumentar o desejo por doces para repor a energia que não foi alimentada durante o desjejum. O café da manhã garante disposição e evita a busca pelos doces.
  2. Coma de três em três horas. Além de ser o estabelecido por nutricionistas, é a forma de não ficar com fome. Do contrário, fome ajuda a disparar a vontade de comer doces e carboidratos.
  3. Falando nisso, modere no consumo de carboidratos. Massas e pães liberam a produção de insulina, que por sua vez ativa a região responsável pelo apetite. Portanto, prefira carboidratos integrais, uma vez que são menos glicêmicos.
  4. Consuma alimentos ricos em triptofano. Pode ser encontrado em aveia, banana, canela, grãos etc., e agem na produção de serotonina, diminuindo assim o estresse e a ansiedade.
  5. Evite estresse e ansiedade. Complementar a dica anterior, além de procurar alimentos isentos de açúcar que possam ajudar no seu controle, é importante encontrar práticas de prazer e lazer no dia a dia que dispensem o doce como compensação.
  6. Evite doces em casa. Pode ser difícil, de certa forma, mas evite comprá-los. Se há alguém em casa que consuma, faça de conta que não existe e passe reto. Outra ideia é fugir de programas culinários, uma vez que podem auxiliar a despertar o desejo por doce.
  7. Dê preferência a frutas. Elas contêm frutose, que também é um doce, mas que demora mais tempo para ser absorvido pelo organismo, prolongando a sensação de saciedade.
  8. Faça exercícios. Realizar práticas físicas ajudam em muitos fatores, tanto para diminuir o sedentarismo, quanto para ajudar a queimar as calorias. Além disso, exercícios estimulam a liberação de hormônios do bem-estar, como a serotonina.
  9. Cheire um pedaço de chocolate. Por mais doloroso que possa ser se segurar, se não for o caso de o nível de glicose estar baixo e a vontade não passar de um excesso, faça isso. Pode ajudar a enganar os receptores responsáveis pela sensação de prazer e aliviar o desejo.
  10. Tenha chiclete sem açúcar. Também é uma opção que ajuda a liberar serotonina e reduz a vontade excessiva de comer doce.

 

– Leia também:
>>> ALIMENTOS PARA SUBSTITUIR OS DOCES DURANTE A DIETA!

 

Vale lembrar que essas são apenas dicas e não regras que necessitam ser seguidas à regra. Ainda é possível manter uma vida saudável com a presença de doces, o nosso intuito aqui é alertar para o excesso.

Por isso, quando comer doces, controle a quantidade. De preferência, coma uma vez por dia em pequenas porções e opte por guloseimas que tenham castanhas e ou frutas. Esse tipo de doce possui fibras e gorduras boas que ajudam o açúcar a ser absorvido devagar.

Assim como as fibras de verduras — que vão auxiliar na absorção e posteriormente a eliminar o açúcar do organismo, após o almoço —, e a academia, para os praticantes — se ingerido uma hora antes, pois os exercícios vão queimar as calorias facilmente.

Outra coisa importante: não faça dietas restritivas, pois podem causar a compulsão pela vontade de comer. Por isso, só opte por fazê-la em caso de necessidade, e não deixe de conversar com seu nutricionista e ou médico.

 

REMÉDIO PARA DIMINUIR A VONTADE DE DOCE

Nem sempre é preciso tomar remédios para diminuir a vontade de comer doce, porém, se for necessário, converse com seu médico.

 

Picolinato de cromo

Picolinato de CromoUm dos principais medicamentos utilizados para esses casos, é o picolinato de cromo. Ele contribui para o metabolismo de gorduras e proteínas, sendo um cofator da insulina e também um suplemento alimentar.

Além disso, é um suplemento que auxilia na perda de peso e aumento de massa muscular. Por isso vem ganhando destaque com praticantes de exercícios e academias, por servir como uma ferramenta de definição.

 

 

Faseolamina

Extraída do feijão branco, atua na inibição da digestão do amido, que contribui para a quantidade de calorias ingeridas. A faseolamina também ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue — podendo, por exemplo, servir para diabéticos que não fazem uso da insulina.

Independentemente do caso, é sempre bom consultar seu médico e manter os exames em dia para controle da glicose. Driblar a vontade de comer doces em excesso, mantendo-o de forma sempre regular, é uma forma de manter a saúde em dia e o bem-estar próprio.

 

– Leia também:
>>> PICOLINATO DE CROMO: DESCUBRA O QUE É, SEUS BENEFÍCIOS E COMO USAR

>>> EMAGRECER VS. ANSIEDADE: COMO LIDAR?

Dermo Manipulações
A Dermo Manipulações é uma empresa com mais de 40 anos de experiência no mercado. Com milhares de clientes satisfeitos, prezamos pela qualidade em todos os nossos produtos, garantida pelo seguimento de todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) Além disso, prezamos pela reciclagem constante de nossa equipe, de forma a oferecer o que há de mais moderno em manipulação de medicamentos. Nosso laboratório de controle certifica a qualidade de todos os produtos, garantindo que o cliente receba apenas itens com eficácia comprovada. A Dermo Manipulações conta também com os mais modernos equipamentos para proteger o meio ambiente de resíduos e garantir uma produção tecnicamente correta.
Postagens Recentes

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar