Home » Os benefícios do café para a saúde
O café é uma das bebidas mais consumidas no Brasil. Segundo pesquisas recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o brasileiro toma de quatro a cinco xícaras da bebida por dia.
Curiosamente, o café proporciona diversos benefícios ao organismo. Dentre eles, destaque para a função de estimulante natural. A bebida é rica em cafeína, que é o psicoativo mais consumido mundo afora. A cafeína dá ânimo para realizar atividades diárias, torna o raciocínio mais rápido e melhora o humor.
Outro benefício do café é a prevenção de doenças. As altas taxas de cafeína presentes na bebida auxiliam na redução do risco de contrair insuficiência e cirrose hepática, diabetes, doença de Parkinson, câncer de pele e fígado.
O café ainda se destaca por ser uma bebida que ajuda na prevenção do envelhecimento precoce, por conter mais de mil antioxidantes. Além da questão estética, esses antioxidantes reduzem inflamações, melhorando a qualidade de vida de forma significativa.
Para quem procura um potente aliado para auxiliar no emagrecimento, o café também é aposta certeira. A cafeína presente na bebida é um termogênico natural, que melhora o metabolismo e aumenta a queima de gordura, levando ao emagrecimento.
Caso o principal objetivo do consumo do café seja ter um coadjuvante para auxiliar na perda de peso, é interessante considerar uma alternativa ao tradicional grão torrado, o café verde.
O café verde se diferencia por conter maior concentração de cafeína do que a versão torrada comumente vendida em supermercados. Por isso, o processo de emagrecimento é mais ágil.
Além de possuir maior taxa de cafeína, o café verde também é rico em ácido clorogênico, que reduz a absorção da glicose e inibe a produção da enzima glicose-6-fosfatase, evitando que o excesso de açúcar no organismo seja transformado em gordura.
Como possui taxas mais elevadas de cafeína e ácido clorogênico, o consumo do café verde deve ser indicado por um profissional da área da saúde, que prescreverá o produto ao paciente.
O consumo por conta própria do café verde não é recomendado, principalmente porque pode causar nervosismo e hipertensão em pessoas mais sensíveis às substâncias presente no produto.