12 de junho de 2020
Compartilhe:

Quais são os principais sintomas da imunidade baixa?

principais sintomas da baixa imunidadeO sistema imunológico é responsável pela proteção do organismo contra infecções ou doenças. Por isso, é fundamental que ele esteja forte para que o corpo consiga enfrentar qualquer ameaça, principalmente em tempos de pandemia, como a que vivemos atualmente com o Covid-19.

O fato é que, em muitos casos, as pessoas podem estar com baixa imunidade e isso pode ser desencadeada por diversos fatores. É por isso que, muitas vezes, duas pessoas passam pelas mesmas situações e condições climáticas e apenas uma delas fica doente.

 

Principais causas da baixa imunidade

A imunidade baixa tem causas diversas e, por isso, necessita de uma avaliação médica pessoal. Muitas vezes, quem tem o sistema imunológico enfraquecido apresenta sintomas simples, como queda de cabelo e unhas enfraquecidas. Assim, muitas vezes as pessoas não dão importância a esses problemas, o que pode fazer com que o problema se agrave.

Uma das principais causas da baixa imunidade é a má alimentação, já que o nosso organismo não recebe os nutrientes necessários para se manter em equilíbrio. Todas as pessoas precisam de uma quantidade de vitaminas e minerais para fortalecer o sistema imunológico, e quando isso não acontece o corpo fica mais suscetível a pegar doenças.

Questões hormonais também podem contribuir para o mal funcionamento desse sistema de defesa do corpo. Isso ocorre devido aos níveis de progesterona que aumentam na segunda fase do período menstrual, o que inibe o sistema imune feminino.

 

Quais são os sintomas comuns de baixa imunidade

Como falamos anteriormente, a imunidade baixa tem sintomas muito similares a outros problemas de saúde, nem sempre muito graves. Por isso, é importante consultar um médico para uma avaliação mais completa.

De modo geral, os sintomas da baixa imunidade estão diretamente relacionados à diminuição das defesas do organismo a parasitas que, consequentemente, causam diversas doenças. É muito importante ficar atento a alguns problemas para buscar ajuda especializada e evitar que haja o tratamento adequado antes da situação piorar. Alguns dos problemas desencadeados por baixa imunidade são:

  • cansaço excessivo;
  • febre e calafrios frequentes;
  • náuseas, vômitos ou diarreia;
  • doenças simples que ficam graves, como gripes que duram semanas;
  • otites no ouvido;
  • herpes na região genital;
  • herpes labial, estomatite e amigdalite na boca;
  • infecção respiratórias persistentes e constantes;
  • perda ou ganho de peso;
  • estresse;
  • depressão;
  • uso de drogas e álcool;
  • deficiência de vitaminas;
  • má qualidade da pele e predisposição a ferimentos.

 

Como aumentar a imunidade

Se você apresenta alguns sintomas e deseja saber como melhorar a imunidade, é fundamental que antes de tudo a alimentação seja analisada e melhorada. Mesmo com a ajuda de suplementos, se o corpo não recebe os nutrientes adequados a absorção do que está sendo ingerido fica comprometida também. Abaixo, você encontra 4 dicas para cuidar melhor da sua imunidade:

 

1) Melhore sua alimentação

Existem alimentos específicos que ajudam nesse sentido, assim, é muito importante incluir alguns deles em sua dieta alimentar. Olha só:

  • Gengibre: rico em antioxidantes e com propriedades antibacterianas, ele é uma ótima opção para quem está buscando fortalecer o organismo.
  • Alho: ele é fonte de alicina, uma substância que estimula a resposta imunológica.
  • Iogurte: os iogurtes naturais e leites fermentados têm micro-organismos que atuam diretamente do fortalecimento do sistema imunológico.
  • Frutas cítricas: frutas como laranja, limão, acerola e kiwi são ricas em vitamina C que auxilia no aumento da imunidade.
  • Alimentos ricos em zinco: carne, cereais integrais, sementes e leguminosas (feijão, grão de bico, ervilha) possuem alta concentração de zinco. Esta substância é muito poderosa no combate a gripes e resfriados.

 

2) Priorize seu sono

Pode ser que durante a pandemia ou até mesmo antes dela, suas noites de sono não eram muito boas. Porém, para manter a imunidade boa é essencial dormir pelo menos de 6 a 8 horas. Estudos indicam que a privação de sono é uma das principais causas para imunidade baixa, então é importante não negligenciar estes momentos de sono.

 

3) Hidrate-se corretamente

Não espere sentir sede para beber água. Quando estamos com sede, isso indica que o nível de água no corpo está baixo e estamos desidratados. Além disso, a ingestão de água ajuda a eliminar toxinas prejudiciais e a prevenir doenças. A quantidade de consumo de água costuma variar conforme o sexo, peso, idade e o clima onde a pessoa mora, mas a recomendação geral é que a ingestão mínima de água seja de dois litros por dia.

lactobacillus fortalecimento do sistema imunologico

É muito importante ficar atento e não negligenciar os cuidados com a sua saúde e qualidade de vida neste momento.

O uso de suplementos para fortalecer a imunidade também podem ajudar muito, mas lembre-se: consulte sempre um médico antes para verificar qual a real necessidade do seu corpo.

 

 

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

dezenove + nove =

Receba em primeira mão dicas de saúde da Dermo Manipulações.