21 de novembro de 2016
Compartilhe:

Relembre as consequências do sol para a saúde

O sol traz uma série de benefícios à saúde, como o tratamento de certos tipos de depressão sazonal e a fixação da vitamina D nos ossos. Para sentir seus benefícios, 15 minutos diários de exposição são suficientes. Contudo, durante o verão, a tendência é tomar longos banhos de sol, sem proteção suficiente. Assim, nos tornamos vulneráveis aos problemas que o sol pode trazer. Relembre os motivos pelos quais você deve se proteger do sol neste verão:

consequencias do sol

Apesar dos benefícios à saúde, há uma série de problemas que o sol pode trazer.

Prevenir problemas de visão causados pelo sol

Uma pesquisa da Universidade de Wisconsin revelou que a exposição excessiva ao sol na juventude pode favorecer o desenvolvimento de maculopatia (problemas nas células da mácula), que pode trazer problemas de visão ou até mesmo causar cegueira. A fotoceratite, inflamação temporária da córnea que deixa os olhos vermelhos e irritados cujos sintomas desaparecem em 24 horas, é outra das consequências do sol. Apesar de os sintomas desaparecerem, as células danificadas não se regeneram. Recomenda-se o uso de chapéus, bonés, óculos de sol, protetor solar e evitar o sol nos horários em que os raios estão mais fortes (entre as 10h e as 16h), principalmente se você é ruivo, loiro, tem olhos claros e é fumante.

Sol e envelhecimento da pele

O envelhecimento precoce da pele pelo sol é uma das consequências mais conhecidas da exposição exagerada. Pessoas que não se protegem ao tomar banhos de sol são mais propensas a desenvolver rugas, manchas, entre outras marcas de idade na pele. Para se prevenir, evite tomar sol em horários nos quais a radiação é mais forte, use protetor solar e chapéus.

Herpes e exposição ao sol

Uma vez que se contraia o vírus da herpes, não há cura definitiva. A luz solar é um dos fatores que pode reativá-lo. Assim, se você teve algum caso da doença, evite se expor ao sol nos horários de maior radiação para evitar reincidências.

Consequências do sol na pele

As doenças de pele são a consequência mais conhecida entre os problemas que o sol pode trazer. Em primeiro lugar, a radiação solar faz com que a pele produza mais sebo, tornando-a mais propensa ao desenvolvimento de acne. Além disso, o excesso de luz solar causa as famosas manchas marrons na pele, chamadas melasmas.

antirrugas-protetor-solar-fps-60-efeito-dermo-relax

Por fim, a exposição excessiva ao sol causa queratose: estas feridas pequenas, ásperas e que não se curam podem evoluir para um futuro câncer de pele (melanoma). A prevenção do câncer de pele, neste caso, é muito simples: abuse do protetor solar, especialmente se você tem pele clara.

Por mais que a pele negra não seja tão propensa às consequências da exposição solar, ela também deve ser protegida.

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

13 + dezoito =

Receba em primeira mão dicas de saúde da Dermo Manipulações.