Candidíase: o que é e como prevenir

 Em Saúde

como prevenir candidíaseA candidíase afeta três entre quatro mulheres pelo menos uma vez na vida. Embora seja menos incidente, também pode acometer homens. Não sabe o que é candidíase? Então, confira aqui!

 

O que é candidíase?

Trata-se de uma inflamação e infecção dos genitais provocadas pelo fungo Candida. Curiosamente, a variante Candida albicans é a mais frequente, sendo responsável por 80% dos casos de candidíase.

 

O que causa candidíase?

O fungo da espécie Candida existe naturalmente no organismo, especificamente na região genital, mas sempre em equilíbrio com a flora vaginal. O problema se inicia quando esse equilíbrio é rompido.

Em situações assim, o fungo começa a se multiplicar de forma acelerada, provocando a doença e seus sintomas. Para eliminá-los, é preciso realizar tratamento recomendado por um ginecologista.

Mas, o que causa o desequilíbrio da floral vaginal e o surgimento da candidíase? Existem diferentes fatores que podem provocar essa desarmonia. Veja quais são:

  • Diabete mellitus descontrolada;
  • Tratamentos com antibióticos;
  • Aumento do nível de estrogênio no organismo, o que é comum na gravidez e uso de anticoncepcionais combinados;
  • Baixa no sistema imunológico;
  • Doenças que provocam imunodeficiência, como o HIV;
  • Uso de medicamentos imunossupressores.

 

Tipos de candidíase

Existe somente um tipo da doença, que é chamado candidíase recorrente, que ocorre quando a mulher tem a partir de quatro episódios no período de um ano.

 

Sintomas da candidíase

  • Prurido (coceira) na região da vagina e vulva;
  • Vermelhidão na região;
  • Corrimento branco em grumos, frequentemente sem odor;
  • Ardor ao urinar;
  • Dor durante a relação sexual.

 

Os sintomas de candidíase vaginal são mais comuns e presentes na semana que antecede a menstruação. Ao identificá-los, consulte um ginecologista.

 

Como tratar candidíase

Candidíase tem cura e tratar é simples e barato. De modo geral, o tratamento candidíase é realizado com medicamentos antifúngicos orais ou vaginais, como pomadas.

O preço de tais remédios costuma ser acessível, mas os medicamentos também são oferecidos pelo sistema público de saúde. Durante o tratamento, a paciente não deve ter relações sexuais.

 

Como prevenir a candidíase

Uma dúvida frequente é se existe a possibilidade de prevenir a doença. Sim, há medidas que podem ser tomadas para reduzir o risco de contraí-la. Confira, a seguir, como prevenir a candidíase:

  • Faça o controle de doenças clínicas (diabetes mellitus e que provocam imunodeficiência), se já teve o diagnóstico;
  • Tenha hábitos de higiene regulares. Banho e troca de roupa íntima diários são essenciais. Também evite ficar com absorvente íntimo por muito tempo, troque-o com frequência durante o dia, principalmente quando notar sinais de umidade;
  • Adote um estilo de vida saudável, com prática de exercícios, baixo consumo de açúcar e sono regular, que realmente proporcione descanso ao corpo. Dessa forma, reduz-se a possibilidade de prejudicar seu sistema imunológico;
  • Fuja do estresse, porque pode afetar sua imunidade e propiciar o surgimento da candidíase. Procure realizar atividades desestressantes, como esportes, hobbies e meditação;

probioticos prevenção de candidíase 30 capsulas

Use suplementos probióticos, que combinam lactobacillus que contribuem para o equilíbrio da flora vaginal, minimizando o risco de contrair a candidíase. Inclusive, são uma excelente alternativa de como prevenir a candidíase de forma natural.

 

 

 

 

Dermo Manipulações
A Dermo Manipulações é uma empresa com mais de 40 anos de experiência no mercado. Com milhares de clientes satisfeitos, prezamos pela qualidade em todos os nossos produtos, garantida pelo seguimento de todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) Além disso, prezamos pela reciclagem constante de nossa equipe, de forma a oferecer o que há de mais moderno em manipulação de medicamentos. Nosso laboratório de controle certifica a qualidade de todos os produtos, garantindo que o cliente receba apenas itens com eficácia comprovada. A Dermo Manipulações conta também com os mais modernos equipamentos para proteger o meio ambiente de resíduos e garantir uma produção tecnicamente correta.
Postagens Recentes

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar