6 de abril de 2018
Compartilhe:

Castanha-da-índia: conheça seus benefícios para a circulação

A castanha da índia tem como nomenclatura botânica oficial Aesculus hippocastanum L. Você sabia que as sementes da castanha-da-índia são muito utilizadas em várias partes do mundo pelo seu reconhecido poder no tratamento de varizes.

Nesse post você vai descobrir quais são os principais benefícios que a castanha-da-índia tem para oferecer a você!

castanha da índia

Os benefícios da Castanha da Índia

Os principais benefícios da castanha-da-índia para a saúde humana estão relacionados com três de suas principais atividades: 1) atividade antiedematosa; 2) anti-inflamatória e 3) venotônico.

Atividade antiedematosa da castanha-da-índia

O que é antiedematoso é capaz de combater o edema. O edema, popularmente chamado como inchaço, é o acúmulo de líquido no tecido subcutâneo. Ele pode acontecer em qualquer parte do corpo, porém é mais comum nos pés e tornozelos (edema periférico).

Alguns tipos de edema são: edema cerebral, edema macular diabético (inchaço da retina ocasionado pelo acúmulo de fluídos devido ao excesso de açúcar no sangue), edema ósseo (inchaço do osso, geralmente ocasionado em decorrência de fraturas ósseas).

É importante notar que o edema pode muitas vezes ser uma simples reação fisiológica ou a consequência de algum sintoma subjacente, que precisa de avaliação médica. Assim, a dica de praxe continua pertinente: nada de automedicação. Sempre consulte um profissional de saúde qualificado.

Ação anti-inflamatória da castanha-da-índia

A castanha da índia possui um poderoso efeito anti-inflamatório. A inflamação é uma resposta natural do nosso organismo a uma infecção ou lesão dos tecidos. Nesses casos, ocorre um aumento no fluxo sanguíneo no local atingido, o que explica o aumento da sensibilidade e da dor no local.

A ação dos anti-inflamatórios da categoria não-esteroides é capaz de controlar não apenas a inflamação, mas apresenta também alguns benefícios adicionais. Além de combater a inflamação, eles também têm ação antipirética (controla a febre) e analgésica, reduzindo a dor.

Venotônico

A ação venotônica da castanha-da-índia é responsável por atuar na ‘parede’ da veia, acabando por induzir o mecanismo de contração e relaxamento que, por consequência, reduz a fragilidade e permeabilidade capilar das veias. O resultado é um maior conforto para as áreas atingidas e uma maior qualidade de vida para as pessoas que sofrem desse tipo de problema.

Assim, por apresentar comprovada ação como venotônico, a castanha-da-índia é muito indicada para o tratamento de varizes. As varizes são aquelas veias dilatadas e deformadas, com uma coloração púrpuro-azulada, que podem causar dor e inchaço e que estão localizas na parte das pernas.

Além disso, a castanha-da-índia também tem seu uso recomendado para os casos de hemorroidas.

Castanha-da-índia funciona mesmo?

Sim! E nós podemos comprovar isso por meio de inúmeras investigações científicas realizadas com o Aesculus hippocastranum L. Abaixo, você pode conferir algumas referência pertinentes sobre a literatura desse tema:

MASSON. Vademécum de Prescripción: plantas medicinales. 3oed. Barcelona, 1998.

WICHTL M. Herbal Drugs and Phytopharmaceuticals – A Handbook for Practice on a Scientific Basis. Third edition. Stuttgart, Germany; 2004.

MARTINS, E.; BRANDÃO, M. Qualidade de amostras comerciais preparadas com Aesculus hippocastanum L. (castanha-da-Índia). In: Ver. Brs. Farmacogn., v. 16, n. 2, jun 2016.

 

Onde comprar Castanha da Índia

castanha-da-india-500mg-elimine-a-ma-circulacao

Se você quer desfrutar de todos os benefícios da castanha-da-índia não deixe de fazer uma visita ao site da Dermo Manipulações.

Estamos esperando por você!

 

 

 

 

Você também, poderá se interessar por…

>> Lactobacillus: descubra quais são os benefícios dos diferentes tipos

>> Liporeductyl: pele mais bonita e sem traços de celulite

>> Beber mais água: descubra as principais razões

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

cinco + 2 =

Receba em primeira mão dicas de saúde da Dermo Manipulações.