22 de fevereiro de 2021
Compartilhe:

Combater a insônia: conheça essas 5 dicas

dicas para combater a insôniaDe acordo com um levantamento da Associação Brasileira do Sono, de cada três brasileiros, um tem insônia, que é um distúrbio em que a pessoa não consegue dormir, tem dificuldade para se manter dormindo ou acorda voluntariamente muito cedo.

Normalmente, fatores psicofisiológicos são gatilhos para a insônia. Entre eles estão a ansiedade, estresse, dores pelo corpo, doenças reumáticas e respiratórias, bem como uso de medicamentos que podem alterar o sono.

Mas, esse é um problema que pode ser controlado se adotar cinco medidas especiais que contribuem para ter sono e dormir melhor. Aqui, indicamos quais são essas medidas para combater insônia. Confira!

 

  1. Tenha um horário para dormir

Quando se adota um horário fixo para dormir, o corpo se acostuma a ele e começa a ter sinais de sonolência diariamente no mesmo horário. Na prática, isso significa que será mais fácil pegar no sono.

Procure, também, ter horário para se levantar, porque o corpo aprenderá exatamente quando deve despertar, reduzindo a possibilidade de acordar antes da hora, além de aproveitar melhor todo o tempo de descanso.

 

  1. Faça exercícios regularmente

Realizar atividades físicas periodicamente é uma das principais dicas de como combater a insônia porque o exercício regula o metabolismo, fazendo o corpo funcionar corretamente e melhor.

Somente isso já é suficiente para reduzir a insônia, normalizar o sono durante a noite e realmente descansar. Mas, é preciso ter um cuidado: os exercícios devem ser feitos cedo e não antes de dormir.

O motivo disso é simples: a atividade física promove uma descarga de adrenalina que deixa o corpo em alerta. Portanto, o ideal é fazer exercícios pelo menos três horas antes de dormir.

 

  1. Alimente-se cedo e melhor

Alimentos ricos em proteína devem ser evitados no jantar, porque sua digestão é lenta, o que prejudica o sono. Prefira alimentos leves e coma cedo, para não correr o risco de ter insônia.

Além disso, evite bebidas que provocam insônia, entre elas as que têm cafeína, como o café, chás preto e mate, energético e refrigerante. A bebida alcoólica também não deve ser consumida, porque pode provocar agitação.

 

  1. Reduza a exposição à luz

Em ambientes escuros, nosso corpo produz naturalmente a melatonina, que é um hormônio que dá sensação de sonolência, estimulando o sono. Se você ficar sob luz forte, a síntese desse hormônio é prejudicada, provocando a insônia.

Por isso, reduza sua exposição à luz. Procure utilizar lâmpadas de luz amarela, que é mais baixa e aconchegante. Além disso, evite o uso de computador, tablet e celular, principalmente antes de dormir.

 

  1. Se necessário, de preferência para uso produtos naturais para dormir

Existem produtos naturais que ajudam a combater a insônia sem provocar dependência. É o caso do tranquilizante natural, que é feito com plantas que têm ativos calmantes.

Um bom exemplo de tranquilizante natural é o Passiflora, que é feito com extrato de maracujá e tem ação calmante, sedativa e antiespasmódica. Também reduz a pressão arterial, possui efeito analgésico e melhora a respiração.

passiflora maracujá tranquilizante natural 30 cápsulas

Consegue prolongar o tempo de sono, diminui o nível de estresse, tensão e ansiedade, induzindo ao sono de maneira natural. Por isso, é um grande aliado para combater os sintomas de insônia.

 

 

 

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

onze − três =

Receba em primeira mão dicas de saúde da Dermo Manipulações.