Combater a insônia: conheça essas 5 dicas

 Em Dicas, Saúde

dicas para combater a insôniaDe acordo com um levantamento da Associação Brasileira do Sono, de cada três brasileiros, um tem insônia, que é um distúrbio em que a pessoa não consegue dormir, tem dificuldade para se manter dormindo ou acorda voluntariamente muito cedo.

Normalmente, fatores psicofisiológicos são gatilhos para a insônia. Entre eles estão a ansiedade, estresse, dores pelo corpo, doenças reumáticas e respiratórias, bem como uso de medicamentos que podem alterar o sono.

Mas, esse é um problema que pode ser controlado se adotar cinco medidas especiais que contribuem para ter sono e dormir melhor. Aqui, indicamos quais são essas medidas para combater insônia. Confira!

 

  1. Tenha um horário para dormir

Quando se adota um horário fixo para dormir, o corpo se acostuma a ele e começa a ter sinais de sonolência diariamente no mesmo horário. Na prática, isso significa que será mais fácil pegar no sono.

Procure, também, ter horário para se levantar, porque o corpo aprenderá exatamente quando deve despertar, reduzindo a possibilidade de acordar antes da hora, além de aproveitar melhor todo o tempo de descanso.

 

  1. Faça exercícios regularmente

Realizar atividades físicas periodicamente é uma das principais dicas de como combater a insônia porque o exercício regula o metabolismo, fazendo o corpo funcionar corretamente e melhor.

Somente isso já é suficiente para reduzir a insônia, normalizar o sono durante a noite e realmente descansar. Mas, é preciso ter um cuidado: os exercícios devem ser feitos cedo e não antes de dormir.

O motivo disso é simples: a atividade física promove uma descarga de adrenalina que deixa o corpo em alerta. Portanto, o ideal é fazer exercícios pelo menos três horas antes de dormir.

 

  1. Alimente-se cedo e melhor

Alimentos ricos em proteína devem ser evitados no jantar, porque sua digestão é lenta, o que prejudica o sono. Prefira alimentos leves e coma cedo, para não correr o risco de ter insônia.

Além disso, evite bebidas que provocam insônia, entre elas as que têm cafeína, como o café, chás preto e mate, energético e refrigerante. A bebida alcoólica também não deve ser consumida, porque pode provocar agitação.

 

  1. Reduza a exposição à luz

Em ambientes escuros, nosso corpo produz naturalmente a melatonina, que é um hormônio que dá sensação de sonolência, estimulando o sono. Se você ficar sob luz forte, a síntese desse hormônio é prejudicada, provocando a insônia.

Por isso, reduza sua exposição à luz. Procure utilizar lâmpadas de luz amarela, que é mais baixa e aconchegante. Além disso, evite o uso de computador, tablet e celular, principalmente antes de dormir.

 

  1. Se necessário, de preferência para uso produtos naturais para dormir

Existem produtos naturais que ajudam a combater a insônia sem provocar dependência. É o caso do tranquilizante natural, que é feito com plantas que têm ativos calmantes.

Um bom exemplo de tranquilizante natural é o Passiflora, que é feito com extrato de maracujá e tem ação calmante, sedativa e antiespasmódica. Também reduz a pressão arterial, possui efeito analgésico e melhora a respiração.

passiflora maracujá tranquilizante natural 30 cápsulas

Consegue prolongar o tempo de sono, diminui o nível de estresse, tensão e ansiedade, induzindo ao sono de maneira natural. Por isso, é um grande aliado para combater os sintomas de insônia.

 

 

 

 

Dermo Manipulações
A Dermo Manipulações é uma empresa com mais de 40 anos de experiência no mercado. Com milhares de clientes satisfeitos, prezamos pela qualidade em todos os nossos produtos, garantida pelo seguimento de todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) Além disso, prezamos pela reciclagem constante de nossa equipe, de forma a oferecer o que há de mais moderno em manipulação de medicamentos. Nosso laboratório de controle certifica a qualidade de todos os produtos, garantindo que o cliente receba apenas itens com eficácia comprovada. A Dermo Manipulações conta também com os mais modernos equipamentos para proteger o meio ambiente de resíduos e garantir uma produção tecnicamente correta.
Postagens Recentes

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar