28 de janeiro de 2020
Compartilhe:

Drenagem linfática: quais os benefícios?

drenagem linfática facialAlguns procedimentos estéticos são muito procurados para melhorar a autoestima. Afinal, quanto mais bonita se sentir, melhor! A drenagem linfática facial é um desses métodos utilizados e, pode ser feito tanto em casa como em clínicas de estética.

São muitos os benefícios que a drenagem linfática proporciona. Aqui você conhecerá todos eles! Preparada para conhecer o método que mudará sua autoestima?

 

O que é drenagem linfática

Antes de listar os benefícios, é importante entender exatamente o que é drenagem linfática. A drenagem linfática é um procedimento que tem o intuito de reduzir o inchaço do corpo, eliminando toxinas e diminuindo a retenção de líquidos.

Ela atua diretamente no sistema linfático, que é uma rede complexa de vasos responsáveis por mover todos os fluídos corporais dentro do organismo. O procedimento faz o sistema linfático acelerar, por isso apresenta tantos benefícios.

Com isso, melhora a circulação, estimula o emagrecimento, coloca o sistema imunológico para trabalhar, além de melhorar o aspecto da pele e combater até mesmo a celulite.

Vale bastante a pena investir em drenagem linfática na barriga e em outras partes do corpo.

 

Drenagem linfática: benefícios

Para resumir, veja uma lista da benefícios da drenagem linfática:

 

  • Promove a desintoxicação do organismo;
  • Combate a retenção de líquidos (eliminando líquidos acumulados);
  • Melhora o sistema imunológico;
  • Atua como analgésico;
  • Drenagem linfática pós-operatório: principalmente em cirurgias plásticas (diminui os inchaços e hematomas);
  • Combate a celulite.

 

Uma das maiores dúvidas é se a drenagem linfática emagrece. O procedimento não é especificamente para isso, mas acaba contribuindo para perder alguns quilinhos. Isso porque incentiva a eliminação de toxinas, entre elas moléculas de gordura. Também melhora a retenção de líquido, um dos grandes causadores dos inchaços abdominais. Portanto, a drenagem linfática emagrece como consequências de seus outros benefícios.

 

Tipos de drenagem linfática: facial e na barriga

A drenagem linfática barriga é basicamente uma massagem, que utiliza cremes para drenagem linfática específicos. Pode ser manual (com as mãos) ou mecânico, com equipamentos.

Dessa forma contribui para diminuir as celulites, acabar com a retenção de líquidos e os outros benefícios já listados aqui.

Já a drenagem linfática facial é feita diretamente no rosto. E, o intuito é basicamente o mesmo: eliminar as toxinas da região. O resultado é uma pele tonificada, mais bonita, mais firme e elástica.

Além dos outros benefícios, evita o envelhecimento precoce dos tecidos faciais. Diminui e ameniza as rugas existentes e até mesmo algumas marcas de expressão.

Ao observar os resultados da drenagem linfática antes e depois, perceberá que os resultados aparecem rapidamente. Por acelerar o sistema linfático, o procedimento irá ativar a eliminação das toxinas e dos líquidos, por isso o resultado fica melhor ainda nos dias seguintes.

 

Como fazer drenagem linfática

A drenagem linfática em casa pode ser feita uma vez por semana, seguindo alguns passos. Mas se você quer resultados melhores e mais rapidamente, é indicado procurar um profissional.

Para fazer em casa, comece preparando a pele. O primeiro passo é tomar um banho. Pois a água morna promove a vasodilatação.

Faça uma esfoliação corporal na região. Massageie fazendo círculos para ativar a circulação. Outra dica é deitar-se com os tornozelos e panturrilhas mais altos que o restante do corpo. Isso ajuda a melhorar o retorno venoso.

A massagem pode ser feita com as próprias mãos ou utilizando bambu. O que fará a diferença será o creme para drenagem linfática que você usará.

Os movimentos da massagem também são importantes. Eles não precisam ser fortes, mas sim fazer pressão na pele, precisa fazer uma leve compressão, e ser lento. Faça movimentos circulares com o polegar e também com a mão em forma de conchinha.

Repita o movimento entre cinco e dez vezes nas regiões onde há gânglios linfáticos.

 

Leia Mais:

 >> Drenagem Linfática em Cápsulas: conheça Cactin

 

Cuidados com a drenagem linfática em casa

É importante ter alguns cuidados ao fazer a drenagem linfática em casa. Se você tem varizes, tenha mais cuidado durante a massagem para não provocar mais dores ou agravar o problema.

Contudo, a drenagem linfática pode ser benéfica para quem tem varizes ou até para prevenir.

cactin-500mg

O procedimento é contraindicado para quem tem problema renal, insuficiência cardíaca, trombose venosa profunda, tuberculose, patologias malignas, infecções agudas ou hipertensão arterial não controlada (sem medicamentos). Grávidas devem evitar, ainda mais em situação de pré-eclâmpsia.

 

 

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

catorze + dezesseis =

Receba em primeira mão dicas de saúde da Dermo Manipulações.