7 de agosto de 2019
Compartilhe:

Emagrecer vs. Ansiedade: como lidar?

ansiedadeDor no estômago, respiração ofegante e aquela sensação de que algo vai dar errado. Talvez esse seja alguns dos sintomas que você sente ao se perceber ansioso e quando ela aparece, sem mais nem menos, é bem provável que a comida seja seu conforto. A desvantagem? Dependendo do seu metabolismo esse hábito pode resultar em quilos a mais que você não deseja.

Muita gente se pergunta porque emagrecer é tão difícil, mas nem se dá conta de que antes de perder peso é preciso controlar a ansiedade, já que ela pode ser a vilã que está impedindo seus objetivos de se realizarem. Sendo assim, é um chocolate aqui, um bombom ali, aquele lanchinho da madrugada e no montante você está comendo mais do que precisa.

Para poder lidar melhor com a ansiedade e conseguir emagrecer com saúde, separamos algumas dicas valiosas para que você pare hoje mesmo de se auto sabotar. Vamos lá?!

Entenda o que é metabolismo, antes de tudo!

Antes de mais nada é importante entender o que é metabolismo e como ele se relaciona com a facilidade ou dificuldade de perder peso. De modo geral, ele é o componente que determina o ritmo de cada organismo e que irá definir a forma como a energia é consumida e gasta para as diversas funções vitais.

O corpo recebe energia por meio da degradação dos nutrientes presentes nos alimentos, convertendo-os em substâncias menores que serão, posteriormente, utilizadas pelas células para a execução de suas funções. Um metabolismo acelerado, por exemplo, é definido pelo aumento da taxa de atividade do metabolismo e por um crescimento anormal da taxa de metabolismo basal. Sendo assim, um dos principais sintomas é a perda de peso excessiva. Conhecer bem como seu metabolismo funciona te ajudará a definir melhor os resultados e alinhar expectativas quanto a perda de peso e ganho de massa muscular.

Como não deixar a ansiedade atrapalhar

É muito comum nos sentirmos ansiosos em alguns momentos, afinal, esta é uma reação natural do corpo que nos ajuda a decidir se lutamos ou fugimos perante algum perigo. Porém, quando ela sai de controle, pode comprometer o bem-estar e contribuir para o surgimento de doenças e transtornos alimentares, como anorexia, bulimia ou compulsão alimentar.

Porém, mesmo parecendo desmotivador ter que lidar com esse problema, se o seu objetivo é emagrecer, a ansiedade pode atrapalhar. Para que isso não aconteça existem alguns bons hábitos que podem te auxiliar:

#1 Não negligencie sua alimentação

É mais comum do que se pensa deixar de comer devido a correria do dia a dia ou então, nem se dar conta do quanto se está ingerindo. Não importa o lado da balança, é muito importante evitar descontar a ansiedade na comida e prestar atenção na alimentação. Coma devagar e mastigue bem os alimentos.

#2 Fuja dos doces

Por mais difícil que seja, você precisa dizer não aos doces se quiser emagrecer. É claro que tudo vai da quantidade e a busca por equilíbrio é fundamental. Se a vontade for muito grande, busque opções mais naturais que possuem menos calorias como gelatinas, balas de alga, doces com fruta e até as próprias frutas.

#3 Exercite-se

Um dos objetivos de quem é ansioso é ter mais controle sobre as reações do corpo e da mente e os exercícios podem ajudar a manter tudo em ordem. Quanto mais estressado mais difíceis são as situações da vida, pior é para o ansioso escolher algo que te faça sair da estaca zero e ir pra luta é muito importante.

#4 Desenvolva o autoconhecimento

Se conhecer é o primeiro passo para identificar quando algo não vai bem. Saber quais os seus pontos fracos e buscar ajuda para que eles possam ser trabalhados de forma positiva faz toda a diferença. Quanto mais você se conhece, mais fácil é controlar a ansiedade.

#5 Beba chá

Alguns chás são excelentes para ajudar a controlar a ansiedade e relaxar. Além disso, muitos possuem propriedades sedativas leves e até mesmo antioxidantes que ajudam a dormir melhor e ainda trabalham no organismo para se livrar daquela gordurinha indesejada. É claro que sozinhos, eles não fazem milagre, porém se você já aplicou os outros quatro passos que demos aqui, os resultados podem ser bem mais positivos.

desincha-noite

A Dermo Manipulações possui uma linha de chás para emagrecer que ajudam a desintoxicar o corpo e permitem que você alinhe melhor seu corpo para que a ansiedade fique mais controlada e o corpo fique em equilíbrio.

O Desinchá Dia e o Desinchá Noite são o que faltava para você emagrecer de uma vez por todas.

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

vinte − 14 =

Receba em primeira mão dicas de saúde da Dermo Manipulações.