29 de setembro de 2020
Compartilhe:

Melasma: causas e tratamento

melasma causas e tratamentoO melasma é uma condição da pele que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras / acastanhadas, sobretudo na face, embora também possam aparecer em braços, pernas, entre outros lugares do corpo.

Curiosamente, é mais incidente em mulheres e pode provocar sérios problemas de autoestima, já que altera significativamente a tonalidade e aparência da pele.

Neste post, falamos mais sobre o melasma, quais são suas causas, possíveis tratamentos e como evitá-lo para ter uma pele com tonalidade mais uniforme, recobrando a autoestima.

 

O que causa o melasma?

Ainda não se sabe ao certo quais são as causas do melasma, mas pesquisadores já detectaram que a condição pode ser provocada por:

  • Questões hormonais (uso de anticoncepcional e gravidez, por exemplo);
  • Exposição solar sem protetor ou à luz visível (como a utilizada na iluminação de seu lar);
  • Predisposição genética.

Nessas situações, há um aumento da atividade dos melanócitos, que são células que produzem a melanina, levando ao surgimento das manchas características da condição.

 

Tipos de melasma

Existem três tipos de melasma, que são classificados de acordo com a localização das manchas na pele. Conheça, a seguir, quais são eles e suas características:

  • Melasma epidérmico: ocorre quando a melanina se acumula somente na epiderme (primeira camada, tem como foco proteger a pele contra agressões externas). É o tipo mais comum, principalmente quando se tem manchas faciais;
  • Melasma dérmico: atinge a derme, a camada profunda da pele, localizada entre a hipoderme e a epiderme. Neste caso, as manchas são mais difíceis de serem tratadas e exigem tratamentos mais longos;
  • Melasma misto: quando corre na epiderme e na derme.

 

Sintomas do melasma

Essencialmente, o melasma se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras ou acastanhadas na pele, normalmente da face. Elas são mais presentes em áreas altas do rosto, como a testa, bochecha, nariz e ao redor do lábio superior.

Essas manchas têm formato irregular, mas bem definido. Tendem a ser simétricas, ou seja, sempre aparecem nos dois lados da face. Curiosamente, são mais estéticas e não provocam dor.

 

Melasma tem cura?

Uma das principais dúvidas sobre o tema é se melasma tem cura. Infelizmente, não há cura para essa condição, mas é possível adotar um tratamento de melasma para clarear as manchas da pele e adotar medidas simples para evitar que surjam novamente.

 

Tratamentos para melasma

O tratamento para melasma é feito com a adoção de procedimentos realizados em consultórios dermatológicos e uso de produtos em casa. Em ambos os casos, a proposta é promover a renovação celular da pele, o que ajudará a clareá-la e uniformizá-la.

No consultório, é possível realizar peelings e aplicações de lasers, além de tratamentos à base de medicamentos com ativos clareadores. Em casa, o paciente pode aplicar pomada para melasma como as com ácido retinóico, vitamina C, hidroquinona e niacinamida.

oli ola 150mg peeling em cápsulas 60 cápsulas

Além disso, o paciente também pode fazer uso de suplementos clareadores de via oral, que atuam de dentro para fora, melhorando a qualidade da pele.

É o caso do Oli-Ola, que é um peeling em cápsulas perfeito para complementar o tratamento de melasma.

 

 

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

8 − 8 =

Receba em primeira mão dicas de saúde da Dermo Manipulações.