Melasma: causas e tratamento

 Em Dicas, Saúde

melasma causas e tratamentoO melasma é uma condição da pele que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras / acastanhadas, sobretudo na face, embora também possam aparecer em braços, pernas, entre outros lugares do corpo.

Curiosamente, é mais incidente em mulheres e pode provocar sérios problemas de autoestima, já que altera significativamente a tonalidade e aparência da pele.

Neste post, falamos mais sobre o melasma, quais são suas causas, possíveis tratamentos e como evitá-lo para ter uma pele com tonalidade mais uniforme, recobrando a autoestima.

 

O que causa o melasma?

Ainda não se sabe ao certo quais são as causas do melasma, mas pesquisadores já detectaram que a condição pode ser provocada por:

  • Questões hormonais (uso de anticoncepcional e gravidez, por exemplo);
  • Exposição solar sem protetor ou à luz visível (como a utilizada na iluminação de seu lar);
  • Predisposição genética.

Nessas situações, há um aumento da atividade dos melanócitos, que são células que produzem a melanina, levando ao surgimento das manchas características da condição.

 

Tipos de melasma

Existem três tipos de melasma, que são classificados de acordo com a localização das manchas na pele. Conheça, a seguir, quais são eles e suas características:

  • Melasma epidérmico: ocorre quando a melanina se acumula somente na epiderme (primeira camada, tem como foco proteger a pele contra agressões externas). É o tipo mais comum, principalmente quando se tem manchas faciais;
  • Melasma dérmico: atinge a derme, a camada profunda da pele, localizada entre a hipoderme e a epiderme. Neste caso, as manchas são mais difíceis de serem tratadas e exigem tratamentos mais longos;
  • Melasma misto: quando corre na epiderme e na derme.

 

Sintomas do melasma

Essencialmente, o melasma se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras ou acastanhadas na pele, normalmente da face. Elas são mais presentes em áreas altas do rosto, como a testa, bochecha, nariz e ao redor do lábio superior.

Essas manchas têm formato irregular, mas bem definido. Tendem a ser simétricas, ou seja, sempre aparecem nos dois lados da face. Curiosamente, são mais estéticas e não provocam dor.

 

Melasma tem cura?

Uma das principais dúvidas sobre o tema é se melasma tem cura. Infelizmente, não há cura para essa condição, mas é possível adotar um tratamento de melasma para clarear as manchas da pele e adotar medidas simples para evitar que surjam novamente.

 

Tratamentos para melasma

O tratamento para melasma é feito com a adoção de procedimentos realizados em consultórios dermatológicos e uso de produtos em casa. Em ambos os casos, a proposta é promover a renovação celular da pele, o que ajudará a clareá-la e uniformizá-la.

No consultório, é possível realizar peelings e aplicações de lasers, além de tratamentos à base de medicamentos com ativos clareadores. Em casa, o paciente pode aplicar pomada para melasma como as com ácido retinóico, vitamina C, hidroquinona e niacinamida.

oli ola 150mg peeling em cápsulas 60 cápsulas

Além disso, o paciente também pode fazer uso de suplementos clareadores de via oral, que atuam de dentro para fora, melhorando a qualidade da pele.

É o caso do Oli-Ola, que é um peeling em cápsulas perfeito para complementar o tratamento de melasma.

 

 

 

Dermo Manipulações
A Dermo Manipulações é uma empresa com mais de 40 anos de experiência no mercado. Com milhares de clientes satisfeitos, prezamos pela qualidade em todos os nossos produtos, garantida pelo seguimento de todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) Além disso, prezamos pela reciclagem constante de nossa equipe, de forma a oferecer o que há de mais moderno em manipulação de medicamentos. Nosso laboratório de controle certifica a qualidade de todos os produtos, garantindo que o cliente receba apenas itens com eficácia comprovada. A Dermo Manipulações conta também com os mais modernos equipamentos para proteger o meio ambiente de resíduos e garantir uma produção tecnicamente correta.
Postagens Recentes

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar