Não consegue dormir direito? Confira como combater a insônia

 Em Dicas, Saúde

Quem costuma demorar para pegar no sono, acordar com frequência durante a noite ou levantar no dia seguinte com sensação de cansaço pode ter um problema comum, a insônia.

Dormir bem é fundamental à saúde do organismo e bom desempenho da pessoa durante o dia. Quem tem insônia apresenta capacidade de concentração reduzida, prejudicando seu desempenho no trabalho ou escola, além de aumentar as chances de acidentes, já que o reflexo da pessoa é diminuído.

Além disso, é durante o sono que o organismo produz hormônios e substâncias importantes para seu bom funcionamento. Até mesmo o sistema imunológico pode ser prejudicado com a insônia, tornando a pessoa mais vulnerável a doenças.

Há diversos fatores causadores da insônia. Um deles é uma alimentação inadequada, sobretudo antes de dormir, além de quadros de ansiedade, estresse, depressão e bipolaridade.

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Como as causas são muitas, é sempre importante consultar um médico para analisar o caso do paciente, identificar a origem do problema e realizar um tratamento adequado e pontual para acabar com a insônia.

Mas quem sofre com esse problema ou deseja preveni-lo pode seguir algumas dicas simples que podem ser feitas em casa, mantendo a saúde do corpo sem gastar muito com tratamentos específicos.

O primeiro passo é controlar a alimentação. O ideal é fazer refeições leves e ricas em nutrientes sempre em horários regulares. Evite comer muito antes de dormir, o que costuma provocar insônia.

Se possível, não consuma alimentos e bebidas energéticas antes de dormir, muito menos álcool e nicotina, que tendem a tirar o sono e prejudicar o descanso de pessoas mais sensíveis.

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Pratique exercícios com regularidade, desde que não perto da hora de dormir. A atividade física é importante, pois diminui a ansiedade, o estresse e ainda aumenta a sensação de bem-estar, colaborando para boas noites de sono.

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Aposte em calmantes naturais. Uma boa pedida é ingerir antes de dormir chás feitos com camomila, erva doce ou cidreira, que são famosos por ter ação relaxante e estimular o sono. Outra opção é tomar medicamentos manipulados como o Crataegus oxyacantha-stress e insônia. Nesse caso, é essencial visitar um médico, para fazer uso do remédio somente com prescrição.

 

 

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