26 de agosto de 2014
Compartilhe:

O que é a intolerância à lactose?

Existe quem evite alimentos e bebidas à base de leite, como chocolate, queijos, manteiga e sorvetes, por ter intolerância à lactose. Mas, afinal, o que é isso?

Intolerância à lactose é a expressão utilizada para designar a incapacidade total ou parcial do organismo de digerir a lactose, açúcar presente no leite e todos os seus derivados.

Essa condição, que não é encarada como doença, mas sim como um distúrbio, ocorre quando o organismo não produz, ou produz em pequenas quantidades, a lactase, enzima digestiva responsável por decompor a lactose.

alimentos-afetam-a-fertilidade-masculina

Como não foi decomposta no intestino delgado, a lactose se acumula no intestino grosso sem alteração alguma e passa por um processo de fermentação provocado por bactérias.

Essa fermentação fábrica gases e ácido lático, além de estimular a retenção de água e inchaços, promover cólicas e diarreias, sendo esses dois sintomas muito comuns em quem tem intolerância à lactose.

Há três tipos de intolerância à lactose: a deficiência congênita, que é rara e genética. Nela, a pessoa já nasce sem produzir lactase. Existe ainda a deficiência primária, a mais comum, na qual há uma redução progressiva da capacidade do organismo de produzir a lactase.

O último tipo é a deficiência secundária, em que a ineficiência na produção da lactase ocorre devido a problemas no intestino, como doenças celíaca e de Crohn, síndrome do intestino irritável e diarreias.

Para saber se o paciente tem ou não intolerância à lactose, é necessário passar por uma avaliação clínica e realizar exames, como os testes de hidrogênio na respiração, acidez nas fezes e o de intolerância à lactose.

Constatado o transtorno, o médico indica o tratamento adequado ao paciente, que geralmente envolve a suspensão imediata do consumo de leite e seus derivados. Depois, esses alimentos são inseridos novamente nas refeições, para verificar a quantidade que o organismo é capaz de suportar sem causar reações adversas.

553627_534828736532281_35564043_n

Curiosamente, há quem confunda a intolerância com alergia à lactose. Não cometa o mesmo engano: a intolerância é um distúrbio / transtorno digestivo, enquanto a alergia é uma reação imunológica, afetando não somente o intestino, mas também o sistema respiratório e a pele.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

10 + 4 =

Receba em primeira mão dicas de saúde da Dermo Manipulações.