19 de janeiro de 2021
Compartilhe:

Para que servem os óleos essenciais?

Para que servem os óleos essenciais?Óleos essenciais são utilizados em terapias alternativas, mas nem todos sabem exatamente o que são e para que servem. Aqui, respondemos essas questões de uma vez por todas. Confira e conheça!

 

O que são óleos essenciais?

Os óleos essenciais são compostos voláteis aromáticos que são obtidos a partir das flores de plantas, bem como de partes como as sementes, cascas e caules, garantindo um produto natural e altamente concentrado.

 

Óleos essenciais: para que servem?

Os óleos essenciais têm ação terapêutica, ajudando a promover a saúde e sensação de bem-estar físico, mental e espiritual. São a base da aromaterapia, que tem como foco melhorar o humor e equilibrar corpo, mente e espírito.

Na aromaterapia, utiliza-se o difusor de óleo essencial para dispersar o odor no ambiente, permitindo uma inalação adequada, de modo a trazer os resultados de maneira mais eficaz.

Além da aromaterapia, o óleo essencial também pode ser utilizado topicamente, com aplicação direta na pele ou cabelos. Nestes casos, podem contribuir para a estética, com a melhora da qualidade das madeixas.

Paralelamente, há óleos essenciais que têm ação antisséptica, antifúngica, bactericida, entre outras, contribuindo positivamente com a saúde, principalmente no tratamento de feridas e inflamações.

 

Como os óleos essenciais funcionam?

Os óleos essenciais são voláteis e mudam rapidamente do estado líquido para o gasoso, tomando o ambiente com um aroma agradável que é capaz de ativar partes específicas do sistema nervoso.

Quando essa ativação ocorre, é possível vivenciar sensações como melhora do humor, relaxamento, vigor, calma, ter maior estímulo mental, redução de dores como as de cabeça e tensão muscular.

 

Como usar óleos essenciais?

No caso a aromaterapia, recomenda-se escolher o óleo essencial de sua preferência e utilizá-lo no difusor conforme recomendação do fabricante. Caso não tenha o aparelho, é possível esfregar poucas gotas nas mãos e aproximá-las do nariz, para inalar o aroma.

Se tiver interesse em fazer a aplicação na pele ou cabelos, é preciso ter cuidado, porque o óleo essencial tende a ser muito concentrado, o que pode causar irritação. Por isso, indica-se diluí-lo em água, óleos corporais neutros, cremes e escalda pé.

 

Qual óleo essencial comprar?

Há uma infinidade de óleos essenciais e a compra da opção perfeita deverá levar em consideração suas necessidades, se quer relaxar, ativar sua memória e ter mais ânimo no dia a dia, entre outros. Veja, a seguir, dicas de óleos essenciais e seus efeitos:

Lavanda: o óleo essencial de lavanda é um dos mais utilizados na aromaterapia para ter relaxamento, calma e clareza, bem como para combater sintomas de ansiedade, insônia e estresse;

Alecrim: o óleo essencial de alecrim tem efeito estimulante, ajuda no emagrecimento e minimiza a depressão e ansiedade. Além disso, auxilia na desintoxicação do organismo;

Melaleuca: o óleo essencial de melaleuca, também conhecimento como tea tree, é amplamente utilizado topicamente por ser bactericida, antifúngico e antisséptico;

oleo essencial de eucaliptos globulos bhf 10ml

Eucalipto: o óleo essencial de eucalipto é muito usado na aromaterapia para combater sintomas associados a problemas respiratórios, como alergias. Também atua no combate de enxaqueca, tensão e dor muscular.

 

 

 

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

12 + quinze =

Receba em primeira mão dicas de saúde da Dermo Manipulações.