Para que servem os óleos essenciais?

 Em Dicas

Para que servem os óleos essenciais?Óleos essenciais são utilizados em terapias alternativas, mas nem todos sabem exatamente o que são e para que servem. Aqui, respondemos essas questões de uma vez por todas. Confira e conheça!

 

O que são óleos essenciais?

Os óleos essenciais são compostos voláteis aromáticos que são obtidos a partir das flores de plantas, bem como de partes como as sementes, cascas e caules, garantindo um produto natural e altamente concentrado.

 

Óleos essenciais: para que servem?

Os óleos essenciais têm ação terapêutica, ajudando a promover a saúde e sensação de bem-estar físico, mental e espiritual. São a base da aromaterapia, que tem como foco melhorar o humor e equilibrar corpo, mente e espírito.

Na aromaterapia, utiliza-se o difusor de óleo essencial para dispersar o odor no ambiente, permitindo uma inalação adequada, de modo a trazer os resultados de maneira mais eficaz.

Além da aromaterapia, o óleo essencial também pode ser utilizado topicamente, com aplicação direta na pele ou cabelos. Nestes casos, podem contribuir para a estética, com a melhora da qualidade das madeixas.

Paralelamente, há óleos essenciais que têm ação antisséptica, antifúngica, bactericida, entre outras, contribuindo positivamente com a saúde, principalmente no tratamento de feridas e inflamações.

 

Como os óleos essenciais funcionam?

Os óleos essenciais são voláteis e mudam rapidamente do estado líquido para o gasoso, tomando o ambiente com um aroma agradável que é capaz de ativar partes específicas do sistema nervoso.

Quando essa ativação ocorre, é possível vivenciar sensações como melhora do humor, relaxamento, vigor, calma, ter maior estímulo mental, redução de dores como as de cabeça e tensão muscular.

 

Como usar óleos essenciais?

No caso a aromaterapia, recomenda-se escolher o óleo essencial de sua preferência e utilizá-lo no difusor conforme recomendação do fabricante. Caso não tenha o aparelho, é possível esfregar poucas gotas nas mãos e aproximá-las do nariz, para inalar o aroma.

Se tiver interesse em fazer a aplicação na pele ou cabelos, é preciso ter cuidado, porque o óleo essencial tende a ser muito concentrado, o que pode causar irritação. Por isso, indica-se diluí-lo em água, óleos corporais neutros, cremes e escalda pé.

 

Qual óleo essencial comprar?

Há uma infinidade de óleos essenciais e a compra da opção perfeita deverá levar em consideração suas necessidades, se quer relaxar, ativar sua memória e ter mais ânimo no dia a dia, entre outros. Veja, a seguir, dicas de óleos essenciais e seus efeitos:

Lavanda: o óleo essencial de lavanda é um dos mais utilizados na aromaterapia para ter relaxamento, calma e clareza, bem como para combater sintomas de ansiedade, insônia e estresse;

Alecrim: o óleo essencial de alecrim tem efeito estimulante, ajuda no emagrecimento e minimiza a depressão e ansiedade. Além disso, auxilia na desintoxicação do organismo;

Melaleuca: o óleo essencial de melaleuca, também conhecimento como tea tree, é amplamente utilizado topicamente por ser bactericida, antifúngico e antisséptico;

oleo essencial de eucaliptos globulos bhf 10ml

Eucalipto: o óleo essencial de eucalipto é muito usado na aromaterapia para combater sintomas associados a problemas respiratórios, como alergias. Também atua no combate de enxaqueca, tensão e dor muscular.

 

 

 

 

Dermo Manipulações
A Dermo Manipulações é uma empresa com mais de 40 anos de experiência no mercado. Com milhares de clientes satisfeitos, prezamos pela qualidade em todos os nossos produtos, garantida pelo seguimento de todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) Além disso, prezamos pela reciclagem constante de nossa equipe, de forma a oferecer o que há de mais moderno em manipulação de medicamentos. Nosso laboratório de controle certifica a qualidade de todos os produtos, garantindo que o cliente receba apenas itens com eficácia comprovada. A Dermo Manipulações conta também com os mais modernos equipamentos para proteger o meio ambiente de resíduos e garantir uma produção tecnicamente correta.
Postagens Recentes

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar