16 de maio de 2017
Compartilhe:

Por que a maca peruana alivia os sintomas da menopausa?

mulher na menopausa

Os desagradáveis sintomas da menopausa podem ser tratados com a maca peruana.

Toda mulher nasce com um número determinado de folículos ovarianos, que darão origem aos óvulos. Quando os folículos se esgotam, os ovários deixam de funcionar e a quantidade dos hormônios (estrogênio e progesterona), cai. Isto traz uma série de sintomas, como ondas de calor, suor e ossos mais frágeis: é a menopausa.

Contudo, o que é conhecido como menopausa é, na verdade, outra fase: o climatério, período de adaptação do organismo para a última menstruação e a falência completa dos ovários. A menopausa, em si, é a última menstruação.

De qualquer forma, as mulheres começam a sentir os sintomas de que os ovários estão prestes a parar de funcionar entre os 45 e os 55 anos. O diagnóstico definitivo só vem após 12 meses consecutivos sem menstruação.

É possível tratar os sintomas da menopausa?

Os sintomas da menopausa podem ser mais do que um mero incômodo, mas um fator que contribui ativamente para a queda da qualidade de vida.

Caso este seja o seu caso, procure um ginecologista. Ele pode prescrever a reposição hormonal (ingestão de hormônios sintéticos) para atenuar os sintomas. Ela também é importante para fortalecer os ossos, que ficam fragilizados com a menopausa.

Porém, nem todas as mulheres podem passar por este tratamento: em caso de risco de males como trombose, câncer de mama, de endométrio ou doença hepática, a terapia hormonal deixa de ser indicada.

Maca peruana para os sintomas da menopausa

maca peruana

A maca peruana é uma velha conhecida dos povos andinos.

No caso de mulheres que, por algum motivo, não podem se submeter à terapia hormonal, a maca peruana pode ser uma alternativa. Este tubérculo cresce na Cordilheira dos Andes e é usado há milhares de anos com fins medicinais.

Este produto natural atua diminuindo o stress das células endócrinas, ajudando a restaurar o vigor deste sistema do organismo. Ela atua sobre as glândulas suprarrenais, tireóide e sobre o pâncreas. Além disso, a planta melhora o desejo sexual, que também tende a cair com a menopausa.

A maca peruana atua, também, sobre os ovários. Ela faz com que eles produzam uma quantidade mínima de hormônios que o organismo, por si só, não produz mais. Ou seja: trata-se de um repositor hormonal natural. Desta forma, ele ajuda a atenuar os sintomas da menopausa.

 

 

 

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

17 − catorze =

Receba em primeira mão dicas de saúde da Dermo Manipulações.