30 de novembro de 2020
Compartilhe:

Qual o nível ideal de FPS no protetor solar?

qual o nivel ideal de fps no protetor solarprotetor solar é um grande aliado no skincare diário, porque oferece múltiplos benefícios: é capaz de prevenir manchas, câncer de pele, envelhecimento precoce e rugas. Ao comprar protetor solar, é comum se deparar com diversas opções com FPS variado. É justamente aí que muitos se perguntam: afinal, qual FPS é ideal? Aqui, respondemos essa questão. Acompanhe!

 

O QUE É FPS?

FPS significa Fator de Proteção Solar e indica por quanto tempo um filtro consegue proteger a pele. Sendo um indicativo de tempo, e não de força, um Filtro solar FPS 15, por exemplo, quer dizer que sua pele deve aguentar 15 vezes mais tempo para se tornar eritematosa (vermelha) do que sem aplicar o filtro.

 

O FPS REALMENTE DURA O TEMPO INDICADO?

Os Filtros solares em geral duram entre 2 a 4 horas na pele e existem fatores externos que podem alterar esse tempo, como o suor, umidade, água do mar, piscina, chuva, entre outros.

Outro ponto essencial que é nem sempre as pessoas passam o protetor solar na quantidade correta, o que reduz o tempo de ação do produto, deixando a pele exposta antes do previsto.

Para evitar que a pele fique desprotegida, recomenda-se reaplicar o protetor solar corporal e para o rosto a cada duas horas. Se suar ou entrar em contato com a água, reaplique o produto imediatamente.

 

QUAL O FPS IDEAL?

A SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) indica o FPS 30 como o melhor, porque une diferentes características importantes como boa proteção por um tempo maior e um preço acessível. Por isso, quando for comprar protetor procure investir naqueles que tenham FPS 30, no mínimo.

Para pessoas de pele muito clara é recomendado filtros solares com fatores maiores até que FPS 30 para que dentro do período recomendado de reaplicação – a cada duas horas – a pele ainda esteja protegida.

 

COMO PASSAR O PROTETOR SOLAR?

Saber passar o protetor solar para o rosto corretamente é essencial para atingir o tempo máximo de proteção do FPS. Mas, como realizar a aplicação de maneira adequada?

É preciso prestar atenção na quantidade! Dermatologistas recomendam aplicar o equivalente a uma colher de chá de protetor solar na face, pescoço e cabeça, caso seja calvo.

Faça a reaplicação do protetor a cada duas horas, mesmo que não entre em contato com a água. Vale ressaltar que a maquiagem não substitui o protetor solar. O protetor solar deve ser aplicado sempre antes da maquiagem.

filtro solar biobase fps 60 em creme 30 gramas

Outra opção é utilizar maquiagens que possuem FPS, como pó facial e protetor solar com base. Somente tenha o cuidado de remover o excesso de oleosidade da pele, pressionando um lenço de papel nela antes de aplicar o protetor ou a melhor opção fazendo uso de uma loção de limpeza.

 

 

 

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

dezenove + 9 =

Receba em primeira mão dicas de saúde da Dermo Manipulações.