8 de janeiro de 2016
Compartilhe:

Repelentes manipulados para Zika Vírus – Como se proteger

repelente zika

Verão e temporadas de chuva é uma combinação que costuma levar pessoas atrás de repelentes, justamente por ser nessa época em que o mosquito Aedes aegypti se prolifera com maior intensidade.

Embora aparentemente inofensivo, a picada do mosquito pode trazer sérias complicações, como o Zika Vírus, que provoca sintomas como dores musculares, coceira, febre, conjuntivite e manchas vermelhas na pele.

Mas, o que tem preocupado profissionais da saúde, gestantes e mulheres que acabaram de ter filhos é outro problema: o Zika Vírus está diretamente associado ao surgimento de outra doença, a microcefalia, na qual o bebê possui cérebro menor do que o normal para a sua faixa etária, prejudicando seu desenvolvimento.

Outra doença associada ao Zika Vírus é a Síndrome de Guillain-Barré, que é autoimune. Nela, o sistema imunológico ataca, por engano, parte do sistema nervoso, levando à inflamação de nervos e fraqueza muscular.

Uma das formas de se proteger do Zika Vírus, inclusive de outras doenças associadas ao Aedes aegypti, como Dengue e Febre Chikungunya, é investir no repelente.

O produto possui princípios ativos que formam uma camada protetora sobre a pele, impedindo o contato do inseto e, consequentemente, evitando picadas e a transmissão de doenças.

Como a procura pelo produto é alta, é comum que esteja em falta em várias farmácias. A dica, neste caso, é investir num repelente manipulado, que pode ser até mais eficaz que a versão industrializada.

Além de sua eficácia, o repelente manipulado apresenta a vantagem de poder ser produzido em diferentes fórmulas, como em loções, géis ou fluídos, possibilitando também a inclusão de outros ativos, como hidratantes, para cuidar da pele.

repelente zika

Mas, tome cuidado: certifique-se de garantir o produto somente em farmácias de manipulação idôneas, como a Dermo Manipulações, para se assegurar da qualidade do repelente. Caso o preço esteja muito abaixo daquele praticado no mercado, desconfie.

Ademais, adote outras medidas preventivas, como o combate aos focos de proliferação do Aedes aegypti, eliminando locais com água limpa parada, para evitar o desenvolvimento do mosquito.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

16 + 12 =

Receba em primeira mão dicas de saúde da Dermo Manipulações.