24 de março de 2014
Compartilhe:

WELLNESS

É necessário mais do que apenas exercícios físicos para manter uma boa saúde. O equilíbrio é a chave para se ter uma vida saudável, e essa é a dinâmica do Wellness, conceito da educação física que apresenta o “bem-estar” como principal filosofia. Wellness auxilia a parar de olhar para a atividade física como um sacrifício ou uma obrigação, e para isso conta com a integração entre as sete dimensões do ser: corporal, emocional, ocupacional, intelectual, ambiental, familiar e espiritual.

wellness

O Wellness corporal – é respeitar e cuidar do próprio corpo. Inclui compreender seus limites e ajuda a determinar a qualidade de vida e a longevidade com atividades físicas, alimentação balanceada e controle da saúde.

O Wellness emocional – é a habilidade de responder com sabedoria as mudanças da vida e conseguir construir relacionamentos com compromisso, honestidade e respeito mutuo. Inclui também o amor próprio a autoconfiança e o autocontrole.

O Wellness ocupacional ou vocacional – é sempre estar aprendendo coisas novas, procurando desafios que o levarão para o crescimento pessoal e profissional. Uma pessoa que encontrou sua vocação expressa seus valores através de atividades que trazem satisfação pessoal e fazem o bem para a comunidade.

O Wellness intelectual – é ser curioso e ter muita vontade de aprender. Se manter estimulado com novas ideias e compartilhar conhecimento. É pensar criticamente e estar aberto a novas experiências.

O Wellness ambiental – é o respeito com a natureza, e envolve manter um estilo de vida que aumente sua harmonia com o meio ambiente.

 O Wellness familiar – é buscar uma boa comunicação no ambiente onde vive.  É a habilidade de interagir com outras pessoas e saber lidar e respeitar as diferenças.

O Wellness espiritual – é buscar por significados, valores e um propósito que resulte em esperança, alegria, coragem e gratidão. O Wellness espiritual pode ser desenvolvido em contato com a natureza, artes, meditação ou atividades religiosas e ajuda a dar sentido a vida e a enfrentar momentos de dificuldade.

Então, a palavra saúde não deve mais ser apenas associada com a “falta de doença”, saúde hoje é manter hábitos positivos e viver em equilíbrio com o corpo e a mente. Em resumo, a mensagem que o Wellness trás é a de reeducação e alto descoberta, é buscar na atividade física maior qualidade de vida. Procure um personal trainer ou a academia mais próxima e comece já com esse novo estilo de vida. Vale lembrar que o acompanhamento médico é recomendado para a realização de qualquer atividade física.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

quatro × cinco =

Receba em primeira mão dicas de saúde da Dermo Manipulações.