Home » Benefícios do chocolate para a saúde
Benefícios do chocolate para a saúde, eles existem?
É difícil encontrar alguém que não goste do chocolate. Seja na forma de doces ou em barra, ele é uma paixão nacional. Mas, sempre ouvimos que devemos consumi-lo com moderação, pois ele é um alimento altamente calórico. Se bem que isso é verdade, você não deveria excluí-lo completamente da sua alimentação. Isso porque o chocolate apresenta vários benefícios para a saúde.
Antes de descobrir quais são esses benefícios do chocolate, vamos conhecer primeiro um pouco de sua história. Você sabia que ele é um alimento proveniente da América Latina? E que já é consumido há muito tempo?
É estimado que o chocolate faça parte da alimentação humana há mais de 2000 anos, com pesquisas mais recentes sugerindo que esse tempo seja muito maior. Etimologicamente, apalavra vem da língua Nahuatl, mais especificamente da palavra chocolatl, uma substância comestível feita, entre outros ingredientes, com as sementes do cacau.
Foram os espanhóis os responsáveis pela popularização do chocolate no mundo. Herança dos povos ameríndios por eles conquistados, o chocolate era inicialmente consumido com uma bebida. Mas, com o tempo, o alimento foi se transformando e entrando no gosto da nobreza europeia. As receitas foram se sofisticando e o chocolate passou a se popularizar em todo o mundo.
Várias são as pesquisas científicas realizadas com o objetivo de descobrir quais são os efeitos do chocolate na saúde humana. Abaixo, você confere quais são os principais benefícios do chocolate para o ser humano.
Um chocolate com alto teor de cacau é muito nutritivo. Mas, é claro, você deve sempre priorizar no momento da escolha e comprar um chocolate que apresente uma maior quantidade de cacau do que de açúcar. Em uma barra de 100g, com um nível de cacau de 70%, você encontra:
– 11 gramas de fibras.
– 67% da ingestão diária recomendada de ferro.
– 58% da ingestão recomendada de Magnésio.
– 89% da ingestão diária recomendada de Cobre.
– 98% da ingestão diária recomendada de Magnésio.
Além disso, o chocolate também apresenta cálcio, fósforo, potássio, zinco e selênio e também cafeína. Na tabela a seguir, você pode conferir as informações nutricionais do alimento.
Um estudo realizado pela Amercan Nutrition Society em 2008 chegou à conclusão de que o consumo diário de chocolate pode reduzir o colesterol ruim (LDL). Os autores afirmam que “os resultados indicam que o consumo regular de barras de chocolate contendo OS e CF, como parte de uma dieta pobre em gorduras, pode auxiliar a saúde cardiovascular ao reduzir o colesterol e melhorar a pressão arterial”.
O acoplamento neurovascular (neurovascular couplong) refere-se à relação entre a atividade neuronal local e mudanças subsequentes no fluxo sanguíneo cerebral. De maneira simples, é o acoplamente neurovascular que permite que o cérebro funcione corretamente. Ele é responsável por controlar o fluxo de sangue no cérebro e dar a energia necessária aos neurônios para enviar e receber mensagens.
Um estudo realizado em 2013 afirma que existe uma forte relação entre o acoplamento neurovascular e funções cognitivas. E ambos podem ser melhorados pelo consumo regular de chocolate.
Os flavonoides são uma substância encontrada em plantas, com mais de 5000 variedades identificadas. Apesar de serem considerados nutrientes não essenciais, com uma ingestão diária não estabelecida, estudos apontam para os benefícios que uma dieta rica em flavonoides possui.
Os flavonoides apresentam características fotoprotetivas. Evidências apontam que a substância bloqueia fisicamente a penetração UV, influencia o reparo do DNA, reduz danos causados pela oxidação, atenua a responsa inflamatória do corpo e ainda preserva a função imune.
O chocolate é muito reconhecido por ser um alimento que apresenta grandes concentrações de flavonoides. Por isso, para uma pele mais protegida, inclua-o em sua alimentação diária.
Você também poderá se interessar por…
>> Bombom com Picolinato de Cromo, o chocolate que acaba com a vontade de doce!