Home » Conheça 5 mitos sobre dieta e emagrecimento
Quando se trata de dietas e emagrecimento, sempre há quem dê conselhos e dicas especiais para a pessoa emagrecer rapidamente e se livrar de vez dos quilinhos a mais.
O grande problema é que muitas vezes essas orientações são verdadeiros mitos. Inclusive, corre-se o risco de prejudicar a saúde ao segui-los. Quer saber quais são eles para evitá-los? Confira essa lista!
– Fazer jejum por longos períodos auxilia no emagrecimento
Mito comum entre várias pessoas. Quando se faz jejum, o organismo passa armazenar energia e a estocar gordura, desacelerando a perda de peso.
O correto é se alimentar de três em três horas, realizando refeições principais em porções reduzidas e lanches em pequenas quantidades. Assim, o metabolismo mantém-se sempre ativo, gastando energia e as reservas de gordura do corpo.
– Comer carboidratos durante a noite engorda
O que engorda, na realidade, é o excesso de carboidrato. Esse aumento de peso pode ocorrer, porque durante a noite o organismo possui metabolismo reduzido, o que significa que esse carboidrato a mais ingerido não será gasto.
Portanto, o consumo de carboidratos durante a noite está liberado, desde que em pequenas quantidades. O recomendado é consumir metade da porção de carboidratos que foi ingerida na hora do almoço.
– Fazer dietas restritivas é a melhor forma de emagrecer
Nenhuma alimentação que restrinja totalmente quaisquer alimentos é saudável. O organismo precisa de diversos nutrientes para manter seu bom funcionamento e restringir alimentos na sua refeição gera a falta desses elementos.
Por isso, não corte alimentos das suas refeições. Prefira consumi-los em pequenas porções, sobretudo se calóricos, para garantir a ingestão de todos os nutrientes necessários ao organismo.
– Tomar água com limão antes do café da manhã emagrece
O único resultado obtido é a baixa inibição do apetite, pois há um sutil preenchimento do estômago. Porém, não é o suficiente para emagrecer.
– Praticar exercícios agasalhado acelera o emagrecimento
O que ocorre, na realidade, é a maior perda de água e não de gordura. Com a desidratação, o risco de desmaiar ou alterar a pressão é alto. Exercite-se sempre com roupas leves para não prejudicar sua saúde.