10 de junho de 2014
Compartilhe:

Colesterol bom e colesterol ruim. Entender é o primeiro passo para controlar!

Quando o assunto é saúde, muito se fala do colesterol bom e ruim. No entanto, nem sempre as informações sobre ambos são detalhadas, o que não ajuda o paciente a entender direito cada um deles para controlá-los e manter-se saudável.

Mas, afinal, o que é um colesterol bom ou ruim? O primeiro passo é saber o que é colesterol. Trata-se de um tipo de gordura essencial ao bom funcionamento do organismo. Ela está presente em diversas células, formando uma membrana protetora em cada uma delas.

fast food collection on on white background

O grande problema é que nem todo colesterol faz bem ao organismo. O único que ajuda o corpo é o HDL (High Density Lipoprotein). Já o LDL (Low Density Lipoprotein) é um dos grandes vilões do organismo.

O colesterol ruim (LDL) leva ao acúmulo de placas de gordura nas paredes de artérias. Com isso, o fluxo de sangue para órgãos importantes, como o cérebro e coração, é reduzido, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, tais como o derrame e infarto.

Já o colesterol bom (HDL), além de proteger as células, desempenha uma função primordial, a de retirar o colesterol ruim das artérias, transportando-o ao fígado, onde será metalizado e eliminado do organismo.

O segredo para controlar o colesterol ruim no organismo e evitar doenças sérias é regular a alimentação, consumindo produtos naturais, que são ricos em proteína e possuem baixo teor de gordura.

Vale fazer uma dieta com altas taxas de gorduras insaturadas, que são excelentes ao organismo, e pobre em gordura saturada, responsável por promover a formação de placas nas artérias.

Outra dica eficaz é consumir substâncias que auxiliam na produção do colesterol bom e na diminuição do ruim, como o Resveratrol, que é um poderoso antioxidante encontrado nas sementes de uva e no vinho tinto.

Ao utilizar o Resveratrol, ainda é possível contar com mais um benefício: a substância é um potente vasodilatador, atuando de forma eficiente no relaxamento das artérias. Como resultado, há uma melhora significativa na circulação sanguínea.

dieta-da-proteina

Além disso, devido ao seu efeito antioxidante, o Resveratrol retarda o envelhecimento da pele, ou seja, rugas e marcas de expressão demoram a aparecer, mantendo a beleza da tez por mais tempo.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

5 × quatro =

Receba em primeira mão dicas de saúde da Dermo Manipulações.