Como combater a celulite de forma eficaz?

 Em Circulação, Dicas

Como combater a celulite de forma eficaz?A celulite baixa a autoestima das mulheres, por comprometer o aspecto da pele em locais específicos do corpo, deixando-a com o temido efeito de casca de laranja.

Aqui, explicamos o que é celulite, o que causa esse problema e como tratá-lo de forma eficaz, para garantir uma pele mais uniforme. Continue a leitura e conheça!

 

O que é celulite?

Trata-se da lipodistrofia ginoide, nome científico da celulite, que é o acúmulo de gordura sob a pele, deixando-a com aspecto ondulado e irregular que lembra a casca de laranja.

A celulite tem maior incidência entre as mulheres: aproximadamente 95% delas apresenta esse problema depois da puberdade. Pode atingir todas as etnias, mas é mais predominante entre as mulheres brancas.

Embora seja mais comum entre as mulheres, também pode aparecer em homens, principalmente quando passam por desequilíbrios hormonais.

Curiosamente, a celulite não é uma doença como muitos pensam, mas uma condição que gera preocupação estética, já que altera a aparência da pele.

A celulite normalmente ocorre em áreas nas quais a gordura sofre maior influência do hormônio estrogênio, como nas coxas, quadris e nádegas. No entanto, também pode aparecer no abdômen, mamas, braços e nuca.

Há quem pense que a celulite é uma condição que só afeta pessoas obesas, mas não é verdade, existem casos de incidência desse problema pessoas magras.

 

O que causa a celulite?

Uma dúvida comum sobre esse problema é o que causa celulite. Ainda não se sabe ao certo qual é a causa, mas existem suposições sobre o que pode gerá-la.

A suposição mais comum é de fatores hereditários, como sexo, biotipo corporal, etnia e distribuição de gordura pelo corpo. Há, ainda, quem acredite que a celulite surja devido a problemas circulatórios.

Essa hipótese se justifica porque quando não há um bom fluxo sanguíneo, não há drenagem de toxinas, contribuindo para a inflamação das células de gordura e surgimento da celulite.

Outra suposição é a de alteração hormonal, com níveis de estrogênio muito altos no organismo, o que provoca alterações no metabolismo e estimula a celulite.

Seguindo esse raciocínio, o uso de anticoncepcionais hormonais, como a pílula, pode desencadear a celulite, porque aumenta a dose de hormônio no organismo.

Por último, existe a hipótese de que a má alimentação é a responsável pelo problema, sobretudo quando associada ao sedentarismo e tensão emocional.

 

Tipos de celulite

Existem diferentes tipos de celulite, que variam de acordo com as características da pele, considerando quantidade e profundidade de depressões, aspecto de áreas elevadas, presença de lesões e flacidez. Ao todo, são quatro graus:

  • Grau 1: sem ondulações ou irregularidades aparentes, mas que surgem ao comprimir a pele;
  • Grau 2: pele com ondulações e depressões aparentes, sem necessidade de comprimi-la;
  • Grau 3: pele com irregularidades mais perceptíveis, inclusive com nódulos;
  • Grau 4: pele com vários nódulos, inchaço, baixa circulação de retorno e com aspecto acolchoado.

 

Sintomas da celulite

Se a celulite estiver entre os três primeiros graus, ela não provoca sintomas, somente compromete a aparência da pele. Mas, caso esteja num grau mais avançado, pode provocar:

  • Dor;
  • Baixa de temperatura na região, com pele mais fria ao toque;
  • Endurecimento da área afetada;

 

Tratamentos para celulite

O tratamento para celulite é indicado por um médico dermatologista, que analisa o caso da paciente, identifica qual é o grau do problema e indica a melhor alternativa para eliminá-lo. De maneira geral, pode-se realizar os seguintes tratamentos:

 

Tecnologias

Entre as mais comuns no tratamento de celulite estão o ultrassom focado, radiofrequência, laser, raio infravermelho e equipamentos de sucção mecânica.

Tais tecnologias ajudam a romper a parede de células de gordura, possibilitando sua remoção e melhora expressiva da qualidade da pele.

 

Drenagem linfática

A drenagem linfática contribui para a eliminação de toxinas e melhora da circulação sanguínea. Também promove a redução de inchaços e do aspecto de casca de laranja da pele, entregando resultados expressivos.

 

Subcisão

A subcisão é um tratamento que utiliza uma agulha bisturizada para cortar septos fibrosos que deixam as depressões na pele, contribuindo para torná-la mais regular.

 

Indradermoterapia

Alternativa de tratamento em que se realiza injeção de medicamentos na camada intermediária da pele, o que ajuda a combater a inflamação das células de gordura e minimiza a celulite.

 

Bioestimulador de colágeno

O bioestimulador de colágeno melhora a qualidade da pele, reduzindo a aparência da celulite, além de combater a flacidez. Existem dois principais tipos de bioestimuladores de colágeno, o ácido polilático e a hidroxiapatita de cálcio.

 

Suplementos alimentares naturais

Há suplementos alimentares naturais que possuem ativos capazes de reduzir a celulite apenas combatendo a inflamação das células de gordura, além de prevenir e diminuir a fibrose.

O grande diferencial dessa alternativa de como diminuir a celulite é que tem preço mais acessível do que as outras opções de tratamento, logo, é excelente para quem não pode gastar com procedimentos estéticos caros.

 

Como prevenir a celulite

Além de tratar, é importante adotar medidas de prevenção da celulite, porque senão a pele pode voltar a apresentar esse problema. Confira o que pode ser feito para prevenir:

 

Faça exercícios físicos

A prática de exercícios físicos é uma das principais dicas de como acabar com a celulite, uma vez que ajuda a queimar os estoques de gordura, melhorando expressivamente a qualidade da pele.

Os melhores exercícios para celulite são os aeróbicos, que promovem uma maior perda de gordura corporal. Alterne esse tipo de exercício com a musculação, para ter firmeza de pele e evitar a flacidez.

 

Alimente-se saudavelmente

A alimentação saudável faz toda a diferença porque o consumo de muito açúcar e industrializados aumenta o nível de gordura corporal e a inflamação das células.

Por isso, procure eliminar ou reduzir expressivamente o consumo de alimentos processados e que tenham uma quantidade elevada de açúcar.

Em suas refeições principais, prefira comer mais alimentos naturais, cozidos, assados e grelhados, como carnes magras, legumes, frutas, entre outros. Também evite o consumo de bebidas alcoólicas.

 

Beba mais água

dimpless 40mg cápsula para redução da celulite 30 cápsulas

Uma das principais dicas de prevenção e de como eliminar celulite é aumentar o consumo de água, porque o líquido ajudará a melhorar a circulação sanguínea e aparência da pele.

 

 

 

 

Dermo Manipulações
A Dermo Manipulações é uma empresa com mais de 40 anos de experiência no mercado. Com milhares de clientes satisfeitos, prezamos pela qualidade em todos os nossos produtos, garantida pelo seguimento de todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) Além disso, prezamos pela reciclagem constante de nossa equipe, de forma a oferecer o que há de mais moderno em manipulação de medicamentos. Nosso laboratório de controle certifica a qualidade de todos os produtos, garantindo que o cliente receba apenas itens com eficácia comprovada. A Dermo Manipulações conta também com os mais modernos equipamentos para proteger o meio ambiente de resíduos e garantir uma produção tecnicamente correta.
Postagens Recentes

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar