19 de janeiro de 2017
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Existe um açúcar mais saudável?

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De modo geral, o açúcar mais escuro preserva mais as propriedades da cana, sendo mais saudável.

 

Ao visitar qualquer mercado, comprovamos que há diversos tipos de açúcar disponíveis nas prateleiras. Cada um tem passa por um processo de fabricação distinto, o que interfere em suas propriedades e valores nutricionais. Alguns são mais saudáveis que outros.

A regra geral é: quanto mais escuro o açúcar, mais nutrientes ele proporciona. Isto se dá pois as variedades de coloração marrom preservam as propriedades da matéria-prima, o melado de cana. Já os tipos mais brancos são mais refinados, perdendo nutrientes nesse processo.

Atenção! Por mais que haja algumas variedades mais saudáveis, o excesso de açúcar faz mal à saúde. Se você quer perder peso, lembre-se que é um alimento altamente calórico.

Confira alguns tipos de mais saudáveis que o açúcar branco tradicional e decida qual é o melhor açúcar para as suas necessidades:

Açúcar mascavo

É um dos tipos mais saudáveis de açúcar no mercado, uma espécie de versão integral do açúcar de mesa. É obtido no cozimento do caldo da cana, assim, não passa por processo de refino e não perde nutrientes. É muito similar ao açúcar refinado em termos de calorias, portanto, deve ser consumido com moderação. Eleva a glicemia em níveis similares ao açúcar comum, assim, diabéticos devem tomar cuidado.

Açúcar demerara

O açúcar demerara é purificado e refinado, mas não leva aditivos químicos. Desta forma, mantém os sais minerais da cana de açúcar. Seus grãos são maiores e difíceis de diluir em líquidos. É uma das variedades mais caras do açúcar, muito usado para preparar doces finos. Como tem um sabor mais ameno que o mascavo, não altera o gosto dos alimentos.

Na lista dos açúcares mais saudáveis, se posiciona entre o mascavo e o branco.

Açúcar orgânico

É feito com cana de açúcar cultivada de maneira orgânica, ou seja, sem agrotóxicos. Tampouco há adição de componentes químicos durante seu processo de industrialização. Tem valores nutricionais similares ao açúcar mascavo.

Entre seus benefícios estão a ausência de componentes químicos que podem fazer mal à saúde e preservação dos sais minerais presentes na cana. Atualmente, a maior parte da produção é exportada.

Açúcar light

É a mistura do açúcar refinado com adoçantes artificiais como o aspartame, o ciclamato e a sacarina. Ele adoça mais que o açúcar branco comum e tem menos calorias, assim, é aliado de quem quer emagrecer.

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Apesar disso, ele tem um valor energético considerável e deve ser consumido com moderação.

Não é indicado para diabéticos, já que possui açúcar comum em sua fórmula. Como se mantém estável em altas temperaturas, pode ser usado para cozinhar alimentos.

 

 

 

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