19 de março de 2015
Compartilhe:

O que é a menopausa e como começar a se cuidar?

Entre mulheres mais velhas, a menopausa é uma palavra comum. No entanto, ela não é um bicho de sete cabeças como alguns fazem erroneamente parecer: a menopausa nada mais é do que a última menstruação, que ocorre entre os 45 e 55 anos. Quando finalmente acontece, a menopausa encerra o período reprodutivo da mulher.

Existe a possibilidade da menopausa ocorrer por volta dos 40 anos, embora não seja tão frequente. Casos assim são chamados de menopausa precoce ou prematura.

menopausa2

A menopausa tem como principal característica a parada de menstruações. Porém, em algumas mulheres ela inicia com irregularidades menstruais e hemorragias. Em alguns casos, a paciente passa pelo climatério.

O climatério é uma fase de transição entre o período fértil e não fértil. Seus principais sintomas são as ondas de calor, também conhecidas como fogachos, que tendem a acometer a face e parte superior do tronco, provocando sudorese, vertigens, palpitações cardíacas e fadiga muscular.

Além disso, o climatério provoca alterações do humor, sono, libido e a atrofia dos órgãos genitais. Há ainda quem sofra com sintomas psíquicos, devido à redução de hormônios. Nesse caso, há o aumento da irritabilidade, ansiedade e depressão.

78568482

É justamente o climatério que é o grande terror das mulheres, pois algumas têm esses sintomas de forma acentuada, prejudicando sensivelmente seu dia a dia e realização de rotinas.

No entanto, há algumas formas de se cuidar e evitar os sintomas da menopausa. Uma dica é realizar refeições mais saudáveis, ingerindo alimentos com fitoestrogênios com maior frequência.

O fitoestrogênio auxilia consideravelmente na redução dos sintomas do climatério, amenizando-os. Portanto, consuma uma maior quantidade alimentos à base de soja, lentilha, linhaça, semente de abóbora, dentre outros.

7FCBAA9C4619B34DDE312527B23E5C

Ademais, pratique exercícios regularmente, para prevenir doenças e melhorar o humor, evite o consumo de álcool e o tabagismo, que acentuam os sintomas da menopausa.

Outra dica é investir em produtos naturais especiais, como o Black Cohosh, raiz que alivia fogachos e atenua sintomas como a atrofia vaginal, mudanças de humor e depressão.

black-cohosh-40mg-o-alivio-para-a-menopausa

E o principal: não deixe de consultar regularmente seu ginecologista.

Esse cuidado é fundamental, para receber o devido acompanhamento médico nessa fase, tratando adequadamente eventuais complicações.

 

 

 

Deixe seu Comentário
1 comentário
  • silvia disse:

    Boa tarde , eu tenho 43 anos, sou ligada, estou a 16 dias sem menstruar. sinto enjoo, tonturas, muita vontade de urinar, dores de cabeça, muita vontade de beber agua. será que estou na menopausa?As vezes acho que estou gravida, mais sou ligada. Por favor, me ajudem.Fiz teste de farmacia mais deu negativo. abs.

Deixe seu Comentário

5 + sete =

Receba em primeira mão dicas de saúde da Dermo Manipulações.