19 de junho de 2020
Compartilhe:

Quais os principais alimentos que aumentam a imunidade?

alimentos que aumentam a imunidade

A alimentação é um dos fatores que auxiliam o sistema imunológico a se fortalecer. Formado por uma série de células de defesa e reações químicas, sua função no organismo é lutar contra os agressores e proteger o nosso corpo de infecções.

É muito importante aumentar a imunidade para que o organismo consiga se defender de ataques. Constantemente estamos sendo expostos a vírus e bactérias e é o nosso sistema imune o responsável por não ficarmos doentes com frequência. Vale ressaltar, entretanto, que o Ministério da Saúde afirma que nenhum suplemento, medicamento ou alimento podem evitar o contágio do coronavírus, por isso, manter os hábitos de higiene recomendados ainda é a melhor maneira de manter você e sua família seguros.

Entretanto, existem alguns alimentos que aumentam a imunidade e podem deixar seu corpo mais resistente caso sofra algum “ataque”. Além de uma alimentação equilibrada, outros fatores que contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico são: prática de exercícios regulares, dormir bem, não fumar e hidratação.

 

Leia Mais:

>> Quais são os principais sintomas da imunidade baixa?

>> O que você pode fazer para aumentar a imunidade?

 

Como aumentar a imunidade

Colocar alimentos que possuem vitaminas que aumentam a imunidade é importante para ter mais saúde. Por isso, sempre coloque no cardápio os seguintes alimentos:

 

1) Frutas críticas

Essa combinação envolve frutas como laranja, limão e acerola. Elas possuem um alto teor de vitamina C, um potente antioxidante que ajuda a diminuir o dano celular, sendo muito benéfico para o sistema imunológico. Porém, como a vitamina C se perde quando exposta a luz, é importante comer essas frutas logo após abertas, de modo a não reduzir muito o seu valor nutricional.

 

2) Iogurte

Nada de iorgurte cheio de condimentos, a versão natural, feita apenas com leite e fermento lácteo, é fonte de microrganismos que contribuem para o equilíbrio da microbiota intestinal. Isso auxilia o sistema imunológico na luta contra infecções e bactérias ruins. Outros alimentos fermentados também contribuem para balancear a flora intestinal. Além disso, são alimentos ricos em vitamina D e cálcio, que ativam as células que combatem as infecções intracelulares.

 

3) Vegetais verde-escuros ou folhosos

De forma geral, os vegetais com folhas verde-escuras são muito ricas em diversos minerais e vitaminas, como potássio, ácido fólico, magnésio, vitamina K, entre outros. Por isso, consuma diariamente alimentos como couve, chicória e espinafre, por exemplo, que também são uma ótima fonte de fibras e ajudam no funcionamento do intestino e na manutenção da microbiota intestinal, pois servem de alimento para as bactérias boas que colonizaram nosso intestino.

 

4) Mel

Misturar mel com gengibre ou limão, por exemplo, é importante para a prevenção de infecções das vias aéreas superiores. Além disso, ele é fonte de vitaminas, minerais e flavonóides (antioxidantes), o mel é bactericida e ajuda no combate a infecções. O alimento é uma alternativa para vitamina de frutas, o leite, e para adicionar ao cereal. Cuidado apenas na ingestão exagerada, pois ele é rico em carboidratos simples e, em excesso, pode engordar.

 

5) Castanha-do-Pará

Ela é uma fonte importante de selênio, um mineral antioxidante que neutraliza a ação de radicais livres, uma espécie de “lixo” produzido pelas células. Ele também é um alimento rico em vitamina E, um poderoso antioxidante que previne o dano em membranas celulares. Os nutricionistas recomendam o consumo de uma castanha por dia, pois a castanha-do-pará é muito calórica e o excesso de selênio pode provocar intoxicação.

 

6) Água

A boa hidratação do corpo é fundamental para eliminar toxinas e manter a imunidade alta. Como o corpo humano é composto em sua maioria por água, ela se torna essencial para que todas as reações bioquímicas ocorram perfeitamente nas células, principalmente quando estamos doentes. A ingestão diária recomendada é de 1,5 a 2 litros diariamente.

 

lactobacillus fortalecimento do sistema imunologico

A Dermo Manipulações possui diversos suplementos para o fortalecimento da imunidade. Conheça as opções e comece a melhorar sua imunidade para ter um corpo mais saudável.

 

 

 

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

5 × 5 =

Receba em primeira mão dicas de saúde da Dermo Manipulações.