Quais os principais alimentos que aumentam a imunidade?

 Em Dicas, Saúde

alimentos que aumentam a imunidade

A alimentação é um dos fatores que auxiliam o sistema imunológico a se fortalecer. Formado por uma série de células de defesa e reações químicas, sua função no organismo é lutar contra os agressores e proteger o nosso corpo de infecções.

É muito importante aumentar a imunidade para que o organismo consiga se defender de ataques. Constantemente estamos sendo expostos a vírus e bactérias e é o nosso sistema imune o responsável por não ficarmos doentes com frequência. Vale ressaltar, entretanto, que o Ministério da Saúde afirma que nenhum suplemento, medicamento ou alimento podem evitar o contágio do coronavírus, por isso, manter os hábitos de higiene recomendados ainda é a melhor maneira de manter você e sua família seguros.

Entretanto, existem alguns alimentos que aumentam a imunidade e podem deixar seu corpo mais resistente caso sofra algum “ataque”. Além de uma alimentação equilibrada, outros fatores que contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico são: prática de exercícios regulares, dormir bem, não fumar e hidratação.

 

Leia Mais:

>> Quais são os principais sintomas da imunidade baixa?

>> O que você pode fazer para aumentar a imunidade?

 

Como aumentar a imunidade

Colocar alimentos que possuem vitaminas que aumentam a imunidade é importante para ter mais saúde. Por isso, sempre coloque no cardápio os seguintes alimentos:

 

1) Frutas críticas

Essa combinação envolve frutas como laranja, limão e acerola. Elas possuem um alto teor de vitamina C, um potente antioxidante que ajuda a diminuir o dano celular, sendo muito benéfico para o sistema imunológico. Porém, como a vitamina C se perde quando exposta a luz, é importante comer essas frutas logo após abertas, de modo a não reduzir muito o seu valor nutricional.

 

2) Iogurte

Nada de iorgurte cheio de condimentos, a versão natural, feita apenas com leite e fermento lácteo, é fonte de microrganismos que contribuem para o equilíbrio da microbiota intestinal. Isso auxilia o sistema imunológico na luta contra infecções e bactérias ruins. Outros alimentos fermentados também contribuem para balancear a flora intestinal. Além disso, são alimentos ricos em vitamina D e cálcio, que ativam as células que combatem as infecções intracelulares.

 

3) Vegetais verde-escuros ou folhosos

De forma geral, os vegetais com folhas verde-escuras são muito ricas em diversos minerais e vitaminas, como potássio, ácido fólico, magnésio, vitamina K, entre outros. Por isso, consuma diariamente alimentos como couve, chicória e espinafre, por exemplo, que também são uma ótima fonte de fibras e ajudam no funcionamento do intestino e na manutenção da microbiota intestinal, pois servem de alimento para as bactérias boas que colonizaram nosso intestino.

 

4) Mel

Misturar mel com gengibre ou limão, por exemplo, é importante para a prevenção de infecções das vias aéreas superiores. Além disso, ele é fonte de vitaminas, minerais e flavonóides (antioxidantes), o mel é bactericida e ajuda no combate a infecções. O alimento é uma alternativa para vitamina de frutas, o leite, e para adicionar ao cereal. Cuidado apenas na ingestão exagerada, pois ele é rico em carboidratos simples e, em excesso, pode engordar.

 

5) Castanha-do-Pará

Ela é uma fonte importante de selênio, um mineral antioxidante que neutraliza a ação de radicais livres, uma espécie de “lixo” produzido pelas células. Ele também é um alimento rico em vitamina E, um poderoso antioxidante que previne o dano em membranas celulares. Os nutricionistas recomendam o consumo de uma castanha por dia, pois a castanha-do-pará é muito calórica e o excesso de selênio pode provocar intoxicação.

 

6) Água

A boa hidratação do corpo é fundamental para eliminar toxinas e manter a imunidade alta. Como o corpo humano é composto em sua maioria por água, ela se torna essencial para que todas as reações bioquímicas ocorram perfeitamente nas células, principalmente quando estamos doentes. A ingestão diária recomendada é de 1,5 a 2 litros diariamente.

 

lactobacillus fortalecimento do sistema imunologico

A Dermo Manipulações possui diversos suplementos para o fortalecimento da imunidade. Conheça as opções e comece a melhorar sua imunidade para ter um corpo mais saudável.

 

 

 

 

Dermo Manipulações
A Dermo Manipulações é uma empresa com mais de 40 anos de experiência no mercado. Com milhares de clientes satisfeitos, prezamos pela qualidade em todos os nossos produtos, garantida pelo seguimento de todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) Além disso, prezamos pela reciclagem constante de nossa equipe, de forma a oferecer o que há de mais moderno em manipulação de medicamentos. Nosso laboratório de controle certifica a qualidade de todos os produtos, garantindo que o cliente receba apenas itens com eficácia comprovada. A Dermo Manipulações conta também com os mais modernos equipamentos para proteger o meio ambiente de resíduos e garantir uma produção tecnicamente correta.
Postagens Recentes

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar