Tintura mãe: descubra o que é para que serve e porque elas são a melhor maneira de aproveitar os princípios ativos dos vegetais

 Em Dicas, Saúde

A tintura mãe (também conhecida como TM) é um preparado feito principalmente com vegetais. Esses vegetais são macerados e ficam em contato com um veículo extrator que pode ser o álcool ou a glicerina.

No contato com o veículo resulta um processo de extração por contato de longo período. Dessa maneira, os princípios ativos do vegetal acabam sendo conservados na mistura.

Geralmente, o período de tempo que o vegetal fica em contato com o veículo extrator é de 20 dias.

A seguir, você poderá compreender melhor o que é tintura mãe e por que esse processo para obtenção de tintura mãe é realizado, além de poder conferir alguns exemplos de tinturas mãe vegetais.

 

O QUE É TINTURA MÃE?

Tintura mãe é uma preparação à base de glicerina, água ou álcool proveniente da extração por contato por um longo período com vegetais, pelos processos de percolação e maceração.

Esse processo de obtenção da tintura mãe é utilizado para garantir que o produto tenha a melhor concentração possível de ativos, preservando as características originais dos vegetais, além de garantir produtos de elevada qualidade.

A tintura mãe é uma forma farmacêutica natural básica utilizada principalmente em tratamentos homeopáticos para eliminar doenças ou combater seus sintomas, garantindo resultados surpreendentes.

 

PARA QUE SERVE A TINTURA MÃE?

A tintura mãe apresenta grandes vantagens em seu uso. Geralmente, vegetais têm um prazo de validade muito rápido, principalmente por se tratar de uma matéria orgânica.

Assim, a tintura mãe é uma forma que ajuda você aproveitar todos os efeitos de determinada planta por um período de tempo maior.

  • As tinturas mãe mantêm os princípios ativosda substância extraída de maneira prática e eficiente.
  • A tintura mãe também resiste às invasões microbianas (elas possuem álcool em sua formulação, o que facilita a criação de uma mistura antibacteriana);
  • Elas também facilitam a medição posológica.

 

De modo geral, a tintura mãe é utilizada em tratamentos de homeopatia, que têm como foco tratar ou combater sintomas de doenças, desde as físicas até as psicológicas.

Existem diferentes tipos de tintura mãe, como os com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, cicatrizantes e calmantes. Por isso, esses preparados são amplamente utilizados como alternativas de tratamentos naturais.

 

EXEMPLOS DE TINTURA MÃE

Um fato interessante sobre as tinturas mãe é que elas estão presentes em uma grande variedade. Como são feitas principalmente a partir de plantas, cada vegetal diferente pode ter uma tintura mãe criada a partir do processo que você viu acima (extração por contato de longo período).

Alguns exemplos de tintura mãe que podem ser obtidas a partir de vegetais são:

  • Tintura mãe de camomila: apresenta propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e antiespasmódica. É muito utilizada devido ao seu efeito sedativo relaxante, além de ser antiansiolítica. Portanto, auxilia no combate da insônia e da ansiedade, passando a ter melhor qualidade de vida.
  • Tintura mãe de catuaba: a catuaba é utilizada como tônico e estimulante na impotência sexual, astenia, estafa e também em casos de dificuldade de raciocínio e de concentração.
  • Tintura mãe de cáscara sagrada: apresenta uma ação laxativa mais suave do que outros laxativos. Utilizado em casos de constipação intestinal, prisão de ventre, laxante e purgativo. Também possui ação diurética.
  • Tintura mãe de própolis: substância com potente ação antibiótica e antifungicida, pode ser utilizada em casos de inflamação da gengiva, úlceras bucais, inflamações do ouvido médio, amigdalite crônica, erosão cervical, giardíase humana.
  • Tintura mãe de centella asiática: possui propriedades que ajudam a normalizar a circulação venosa, reduz os edemas de origem venosa e favorece o processo de cicatrização. Além disso, é um anticelulítico e ajuda a normalizar a produção de colágeno.
  • Tintura mãe de echinacea: atua diretamente no tratamento de infecções que atingem o sistema respiratório e o trato urinário. Também é uma aliada no tratamento de úlceras e abcessos, inclusive de furúnculos. Possui ação antibacteriana, antiviral, antifúngica, antioxidante e anti-inflamatória.
  • Tintura mãe de quebra pedra (phyllanthus niruri): tem como foco tratar cistites, nefrites, pielites e litíase renal, entre outros tipos de infecção e inflamação, bem como aliviar os sintomas dessas doenças.
  • Tintura mãe de espinheira santa (maytenus ilicifolia): alternativa indicada para o tratamento e combate de sintomas de úlceras gástricas, dispepsias e gastralgias, além de ter ação antiasmática.
  • Tintura mãe de passiflora incarnata (maracujá): opção que tem efeito calmante, relaxante e sedativo. Por isso, é uma excelente dica para tratar dores de cabeça de origem nervosa, inclusive sintomas de ansiedade, insônia, nevralgias e perturbação nervosa da menopausa.
  • Tintura mãe de mentha piperita: é uma opção para combater falta de apetite, flatulências, dispepsia hiposecretora, enterite, síndrome do cólon irritável, dismenorreia, fadiga, sinusite, vômito e enxaqueca.
  • Tintura mãe de mykania glomerata: trata-se do famoso guaco, planta utilizada em tratamentos homeopáticos para eliminar gripe e seus sintomas, assim como infecção de garganta, tosse, bronquite e rouquidão.
  • Tintura mãe de amora negra (morus nigra): tintura que é especialmente indicada para combater os sintomas da menopausa, como ondas de calor, mudanças de humor, insônia, entre outros.
  • Tintura mãe de arnica montana: tem como objetivo combater dores pelo corpo, já que tem ação analgésica. Também funciona como um poderoso cicatrizante e antisséptico, tônico e estimulante. Ajuda a combater hematomas e inchaços provocados por contusões e também atua como um anti-inflamatório natural.
  • Tintura mãe de cardus marianus: trata-se de uma opção diurética, que ajuda a eliminar toxinas do organismo. Paralelamente, atua como regeneradora de células hepáticas e contribui para a saúde do fígado, de modo a combater icterícia, hepatite e intoxicações. Também é uma alternativa natural para melhorar a digestão e regular o metabolismo.

 

COMO USAR TINTURA MÃE

Uma das dúvidas mais comuns sobre o produto é como usar tintura mãe. Recomenda-se seguir a indicação do fabricante do produto ou de seu médico. Mas, de maneira geral a posologia é de a partir de 10 gotas diluídas em cerca de 200 ml de água. Também há a possibilidade de diluir a tintura mãe em suco, se preferir.

Para saber a quantidade de gotas indicada para cada caso e quantas vezes ao dia tomar, verifique o rótulo do produto. Dessa forma, será possível adotar a posologia correta e obter melhores resultados.

 

TINTURA MÃE CONTRAINDICAÇÕES

Como se trata de um produto natural, a tintura mãe costuma ser aceita com maior facilidade pelo organismo, ou seja, possui risco reduzido de efeitos adversos. Mesmo assim existem contraindicações de uso.

Normalmente, gestantes e lactantes não podem utilizar a tintura mãe. No que se refere às crianças, o uso só é liberado se o produto for à base de glicerina ou água. Não se recomenda a utilização da versão com álcool. Essa mesma dica vale para uso em animais de estimação, como cachorros e gatos.

 

TINTURA MÃE SUBSTITUI TRATAMENTO MEDICAMENTOSO?

Um questionamento muito comum sobre a tintura mãe é se esse preparado substitui um tratamento medicamentoso. Não, ele somente dá suporte no tratamento feito com remédios prescritos por seu médico, possibilitando atingir resultados mais expressivos rapidamente.

Por isso, se seu médico recomendou um tratamento com remédios ou terapias, continue a fazê-lo conforme a orientação do profissional. Se quiser utilizar a tintura mãe, converse com o médico para verificar a possibilidade de utilização do produto.

 

POSSO USAR MAIS DE UMA TINTURA MÃE AO MESMO TEMPO?

Sim, você pode usar mais de uma tintura mãe ao mesmo tempo. Esta alternativa é interessante quando se quer tratar mais de um problema de maneira simultânea, como a insônia e a depressão.

Neste caso, recomenda-se solicitar indicação de quais utilizar a um médico ou profissional especialista em homeopatia, para fazer uma combinação que seja mais adequada às suas necessidades.

No entanto, você mesmo pode escolher as combinações, é só ler a descrição do produto para identificar rapidamente o que ele trata. Desse modo, será possível escolher a tintura mãe com maior assertividade.

 

PRECISO DE RECEITA PARA COMPRAR TINTURA MÃE?

A tintura mãe é um produto natural e não um remédio controlado, portanto, você não precisa de receita para comprá-la. Caso não tenha sido indicada por um profissional, é possível adquiri-la em farmácias de manipulação, tanto físicas como online.

Para escolher a tintura mãe perfeita para você, basta saber quais sintomas você deseja tratar e buscar por uma versão que seja destinada a eliminar a doença e/ou os sintomas que possui.

 

COMPRAR TINTURA MÃE

Quer investir em um tratamento natural de doenças e combate de seus sintomas, mas não sabe onde comprar tintura mãe de qualidade? A Dermo Manipulações tem as melhores alternativas para você, contando com uma nova linha incrível e completa de tinturas mãe.

Na Dermo Manipulações você encontra a tintura mãe de centella asiática, echinacea, mykania glomerata, hipéricum, guaçatonga, passiflora incarnata, mentha piperita, entre outras.

Não deixe de acessar nossa loja virtual e descubra todas as novidades e os diferentes tipos de tintura mãe que temos disponíveis e aproveite para comprar online, de forma segura e prática, com a comodidade de receber em casa!

 

 

 

 

Dermo Manipulações
A Dermo Manipulações é uma empresa com mais de 40 anos de experiência no mercado. Com milhares de clientes satisfeitos, prezamos pela qualidade em todos os nossos produtos, garantida pelo seguimento de todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) Além disso, prezamos pela reciclagem constante de nossa equipe, de forma a oferecer o que há de mais moderno em manipulação de medicamentos. Nosso laboratório de controle certifica a qualidade de todos os produtos, garantindo que o cliente receba apenas itens com eficácia comprovada. A Dermo Manipulações conta também com os mais modernos equipamentos para proteger o meio ambiente de resíduos e garantir uma produção tecnicamente correta.
Postagens Recentes

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar