Como evitar a compulsão alimentar no inverno
É só a temperatura baixar e junto vem uma vontade do nada de comer mais. Isso acontece com você também? No inverno, é muito comum que haja um consumo maior de alimentos e há uma explicação fisiológica para isso: quando sentimos frios, o corpo pede mais calorias para poder queimar e nos manter aquecido.
Assim, cuidar com a alimentação no inverno é essencial para manter os quilinhos a mais fora de vista e evitar a vontade de comer doces em excesso. De acordo com a especialista em obesidade e escritora, Gladia Bernardi, é possível combater a compulsão alimentar no frio mantendo uma dieta equilibrada. O problema que existe é descontar a sensação de frio na comida, sem pensar nas consequências.
Causas para a compulsão alimentar
Toda compulsão tem um fundo emocional. Segundo Bernardi, o inverno é só uma desculpa para a pessoa comer mais já que o problema já existe e estão relacionados com questões psíquicas que ajudam a despertar a vontade de comer. Dessa forma, o frio se torna um gatilho que intensifica esse desejo.
Importante ressaltar que o problema não está em comer, desde que a pessoa tenha a consciência da diferença entre comer pelo fato de estarmos com fome ou comendo devido a algum impulso.
Como controlar a compulsão alimentar
No inverno, a vontade de comer aumenta porque ao nos alimentarmos, além de nos sentirmos mais aquecidos, a musculatura relaxa e desempenha funções básicas que exigem mais energia. Dessa forma, para o peso na balança não aumentar, a alimentação no inverno precisa se manter equilibrada e composta por alimentos que tragam mais saciedade.
Controlar a ansiedade e se livrar dos padrões mentais e traumas também são passos importantes para eliminar os gatilhos da compulsão alimentar e o ganho de peso. Além disso, existem algumas dicas que você pode aderir para dar aquele empurrãozinho a mais no dia a dia:
1) Aprenda a se aquecer de forma saudável:
Existem opções de alimentos que possibilitam que ficar aquecido sem consumir muitas calorias. Ao invés de se “jogar” no chocolate quente, opte por um chá, que pode ser ingerido durante o dia e praticamente não tem calorias. Além disso, ao invés de adoçar com açúcar, que vicia, opte por mel ou um adoçante.
2) Evite exageros em restaurantes:
No frio, é comum que sair para jantar fora e consumir pratos mais calóricos, muitas vezes acompanhados de uma cerveja ou vinho. Mas é preciso tomar cuidado para não abusar e cair no exagero de sair toda semana para fazer isso.
Na Dermo Manipulações você encontra diversas opções de suplementos que ajudam a controlar a ansiedade e ajudar a diminuir a compulsão alimentar.
São diversas opções para você passar este inverno ainda mais magra.