Quais alimentos devo evitar por causa da ansiedade?

 Em Saúde

ansiedade quais alimentos evitarO transtorno de ansiedade se caracteriza pela preocupação excessiva e persistente, bem como medo de enfrentar situações rotineiras, podendo levar ao aumento da frequência cardíaca, sudorese, cansaço, respiração alterada, entre outros sintomas.

Curiosamente, existem alimentos que pioram esses sintomas de ansiedade, intensificando momentos de crise. E quais seriam eles? A seguir, listamos os mais conhecidos e consumidos regularmente. Acompanhe e saiba quais são!

 

Alimentos que pioram sintomas da ansiedade

Há alimentos que aumentam consideravelmente os sintomas da ansiedade e devem ser evitados durante crises, para passar por esses momentos de maneira mais tranquila. Procure não ingerir:

 

  • Café e demais alimentos com cafeína

A cafeína é uma substância que tem ação estimulante no organismo, promovendo a liberação de cortisol, também conhecido como o hormônio do estresse, que agrava a ansiedade e intensifica o nervosismo.

 

  • Carboidratos refinados

Entram nessa lista de carboidratos refinados o macarrão e pão feitos com farinha branca. Devem ser evitados porque aumentam o açúcar no sangue, causando picos elevados, o que eleva expressivamente a ansiedade.

 

  • Chocolate

Por mais tentador que possa ser, é bom fugir do chocolate se tiver crises de ansiedade com frequência. O motivo disso é simples: trata-se de um alimento que combina cafeína e açúcar, que são dois poderosos estimulantes.

Logo, reforçam os efeitos da ansiedade, além de atrapalhar o relaxamento, aumentar a tensão e provocar insônia, passando a não ter noites de sono de descanso e reparadoras.

 

  • Bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas provocam sensação momentânea de relaxamento, mas quando ela passa os sintomas da ansiedade são intensificados, piorando quadros de crise. Portanto, evite o consumo de álcool se quiser tratar efetivamente o transtorno.

 

  • Refrigerante diet

O refrigerante diet possui em sua composição a cafeína e adoçantes artificiais que são responsáveis por diminuir os níveis de serotonina no cérebro, que é o hormônio do bem-estar.

Existe, ainda, mais um agravante: o aspartame, um dos adoçantes artificiais utilizados na fabricação do refrigerante diet, piora sintomas associados à ansiedade e depressão.

 

Alimentos que combatem a ansiedade

E quais seriam os alimentos que combatem a ansiedade e devem ser inseridos em suas refeições diárias? Entre as principais alternativas, destaque para as seguintes:

 

  • Alimentos ricos em ômega 3

Ótimos exemplos são o salmão, sardinha, atum, abacate, castanhas, linhaça e chia. O ômega 3 melhora o funcionamento do cérebro e reduz a ansiedade, especialmente quando consumido regularmente.

 

  • Carnes vermelhas e brancas

Carne bovina, de aves e peixes possuem elevadas concentrações de triptofano, que é um aminoácido precursor da serotonina, neurotransmissor que provoca sensação de bem-estar.

 

  • Oleaginosas e grãos

Oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes, avelãs, entre outras) e os grãos (aveia, linhaça, chia) têm alta taxa de magnésio, que auxilia no tratamento da ansiedade e estresse.

 

Dicas extras para controlar a ansiedade

Além de dar uma atenção especial à alimentação, existem outras dicas sobre como controlar a ansiedade que podem ser colocadas em prática. Uma delas é investir em florais de bach, que ajudam a equilibrar emoções.

5 htp 100mg para emagrecer inibidor natural da ansiedade

Outra opção é utilizar regularmente um remédio para ansiedade natural, como o Mulungu, Black Cohosh, 5 HTP, Rhodiola Rosea, entre outros, garantindo um suporte a mais para lidar com o transtorno.

 

 

 

 

Dermo Manipulações
A Dermo Manipulações é uma empresa com mais de 40 anos de experiência no mercado. Com milhares de clientes satisfeitos, prezamos pela qualidade em todos os nossos produtos, garantida pelo seguimento de todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) Além disso, prezamos pela reciclagem constante de nossa equipe, de forma a oferecer o que há de mais moderno em manipulação de medicamentos. Nosso laboratório de controle certifica a qualidade de todos os produtos, garantindo que o cliente receba apenas itens com eficácia comprovada. A Dermo Manipulações conta também com os mais modernos equipamentos para proteger o meio ambiente de resíduos e garantir uma produção tecnicamente correta.
Postagens Recentes

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar